Brasil

Nasa nega vínculo com Laysa Peixoto, que diz ser a primeira astronauta brasileira que fará viagem ao espaço

Em | Da Redação

Atualizado em

Nasa nega vínculo com Laysa Peixoto, que diz ser a primeira astronauta brasileira que fará viagem ao espaço
Reprodução

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) negou que tenha qualquer vínculo com a mineira Laysa Peixoto, 22 anos, que viralizou nas redes sociais ao afirmar que foi selecionada para se tornar astronauta e participar de uma missão espacial em 2029.

Em publicação no Instagram, a jovem se apresenta como “astronauta da turma de 2025” e diz que fará parte do voo inaugural da Titans Space, empresa que oferece viagens ao espaço a partir de US$ 1 milhão — mas que não tem autorização oficial para operar voos tripulados.

A informação de que Laysa nunca integrou qualquer programa de formação da Nasa foi confirmada pela própria agência ao g1, que revelou ainda uma série de inconsistências nos dados divulgados por ela nas redes sociais e em entrevistas anteriores.

“A página diz que ela é uma astronauta em treinamento, o que podemos afirmar que não é verdade. Há apenas dez candidatos oficiais a astronauta atualmente, e ela não é uma deles”, afirmou a Nasa, em nota.

Em 2022, Laysa publicou que havia participado de um “treinamento oficial de astronauta” promovido pela agência espacial norte-americana. Na ocasião, ela compartilhou, com o g1, fotos usando um capacete com a logo da Nasa.

No entanto, a mesma imagem aparece em seu perfil do Instagram sem a logomarca da agência, o que indicaria uma possível manipulação.

A Nasa esclareceu ainda que a brasileira não consta em nenhum dos grupos de candidatos em formação.

 

Deixe sua opinião