Brasil

Ministério da Justiça faz operação contra pirataria digital em 11 estado, nesta terça-feira (21)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou a quarta edição da Operação 404 contra a pirataria digital. Serão cumpridos mandados de busca e apreensão em onze estados contra suspeitos de transmitir ilegalmente conteúdo na internet.

De acordo com o G1, os policiais também bloquearam sites e aplicativos de streaming pirata. Além de terem removido perfis, páginas de redes sociais e buscadores da internet. Segundo as investigações os sinais dos canais fechados de televisão eram captados pelos criminosos e vendidos para assinantes dos serviços piratas.

A violação de direito autoral é o principal crime investigado na operação. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo com a intenção de obter lucro. Já quem consome pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

A operação desta terça-feira (21) conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil, segundo o Ministério da Justiça. Os policiais civis cumprem mandados nos estados: Alagoas; Bahia; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Mato Grosso; Pará; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e São Paulo.

Outras edições

A primeira edição da operação foi deflagrada em 2019. Oito pessoas foram detida, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados. Os alvos eram suspeitos de operar 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal.

Na segunda edição da ação, em novembro de 2020, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados, além de bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming.

Já em julho do ano passado, na terceira edição da operação, os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de 334 sites e 94 aplicativos de transmissão ilegal de conteúdo. Também foram derrubados 27 páginas no Reino Unido e três nos Estados Unidos. Cinco pessoas foram presas em flagrante.

O nome da força-tarefa “404” faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página da web não foi encontrada ou está indisponível.

Da redação do PortalPE10, com informações do BNews.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

3 horas ago

Sargento da Polícia Militar morre após resgatar hóspedes em incêndio em hotel em Maceió

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…

3 horas ago

Calendário do PIS/Pasep 2025 é liberado; confira datas de pagamento mês a mês

A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…

4 horas ago

Delator do PCC foi executado por Policial militar da ativa aponta investigação

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…

4 horas ago

Azul e dona da Gol selam fusão para criar gigante na aviação brasileira

O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…

5 horas ago

Corpo de delegado morto em São Paulo é enterrado na cidade de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco

O corpo do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, assassinado a tiros…

5 horas ago

This website uses cookies.