Pernambuco

METRÔ RECIFE: Metroviários rejeitam proposta da CBTU e retomam greve

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (10), os metroviários rejeitaram a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de reajuste de apenas 3,45%, sem aplicação no piso salarial da categoria, e decidiram decretar greve por tempo indeterminado com 100% da frota paralisada.

“Se houve gestos para tentar negociar e evitar essa greve, vieram dessa categoria. Sempre estivemos abertos à negociação. Fizemos uma paralisação de 24 horas, outra paralisação de 48 horas. Aceitamos a proposta do TRT6 e do MPT de sentar e conversar. Novamente, em busca de acordo, aceitamos a proposta do MPT de solicitar 7% de reajuste, porém, mais uma vez, a empresa chegou sem nenhuma proposta”, afirmou Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE.

Ainda de acordo com o representante sindical, a proposta de reajuste oferecida aos metroviários foi ‘indecente’. E, segundo o presidente do Sindmetro-PE, a categoria esperava uma postura diferente do atual governo federal. “É um absurdo, uma proposta indecente (3,45%). Nós não esperávamos isso do governo Lula. É uma decepção para os trabalhadores metroviários, pois na campanha se comprometeu em retirar a CBTU da privatização, mas mantém o posicionamento de Bolsonaro,” lamentou Luiz Soares.

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos também lamentou a decretação da greve e reforçou que “sempre esteve aberta para o diálogo com os sindicatos”. Ainda no comunicado, a CBTU, que participou da reunião com os sindicatos, nesta quinta-feira (10), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), disse que “apresentou a nova proposta para o Acordo Coletivo 2023-2024 baseada nos parâmetros definidos pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST)”.

Proposta, essa, que despertou a revolta dos metroviários de Pernambuco. “A decisão foi unânime da categoria. É hora de dar a resposta, a gente vai radicalizar. Greve total, não tem isso de 40% ou 60%, não. É 100% de frota parada”, afirmou Assis Filho, vice-presidente do Sindmetro-PE.

Com informações JC Online

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

1 hora ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

This website uses cookies.