Logo JC Online
Pernambuco

Maré Vermelha: Autoridades sanitárias vão a Tamandaré e identificam 278 pessoas com sintomas de intoxicação

Pacientes relataram dor de cabeça, mal-estar, dor no corpo, náusea, dor abdominal, vômitos, irritação nos olhos, na garganta e nas narinas,

Em | Da Redação com informações de JC Online

Atualizado em

Maré Vermelha: Autoridades sanitárias vão a Tamandaré e identificam 278 pessoas com sintomas de intoxicação
Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. | Foto: Reprodução

Fenômeno que ocorre por excesso de algumas espécies de algas no mar (muitas delas vermelhas e que soltam toxinas), a maré vermelha levou autoridades sanitárias de Pernambuco ao município de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, nesta quinta-feira (1º).

O foco da visita técnica é identificar e mapear os possíveis casos (pelo menos 278 pessoas apresentaram sintomas) de intoxicação relacionada ao fenômeno da maré vermelha (popularmente conhecido Tingui ou febre de Tamandaré), que se manifesta por uma floração de algas nocivas.

O episódio também ocorre na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas, onde 191 pessoas deram entrada em uma unidade de emergência, segundo noticiou o G1 AL.

Em Tamandaré, participaram da comitiva representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da 3ª Gerência Regional de Saúde (Geres).

Os técnicos da SES-PE e as equipes de saúde do município realizaram o levantamento e a análise dos prontuários de atendimentos dos pacientes que buscaram o hospital local, no período de 26 a 30 de janeiro.

As pessoas relataram cefaleia (dor de cabeça), mal-estar, dor no corpo, náusea, dor abdominal, vômitos, irritação nos olhos, na garganta e nas narinas, assim como manifestações na pele, com contato direto ou indireto com o mar.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads