O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (7/5), durante o programa “Bom dia, presidente”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que não faltarão recursos para ajudar o Rio Grande do Sul, após a tragédia climática que atingiu o estado. Até o momento, a região registra 90 mortes e 132 desaparecidos.
“Não se esperava tanto sofrimento em tão pouco tempo ao povo gaúcho. No começo do ano passado, tivemos uma seca imensa, os governos atuaram para minimizar. Em setembro, tivemos a questão do Taquari. Foi algo jamais visto, e o governo federal esteve presente. E agora uma tragédia climática que ninguém imaginava a dimensão dela, e ainda não acabou, a água está descendo e vai chegar a outros municípios”, afirmou Lula durante o programa.
“Nós estamos 100% comprometidos com ajuda ao estado do Rio Grande do Sul. Disse, na minha fala no Rio Grande do Sul: o Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul, do ponto de vista artístico, cultural, do trabalho. O que vamos fazer é devolver ao Rio Grande do Sul o que merece para tocar a vida. Não haverá falta de recurso, vou repetir, para atender à necessidade do Rio Grande do Sul”, acrescentou.
Segundo o presidente, o “governo federal vai fazer tudo para recuperar o Rio Grande do Sul”. “O Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado. Não faltará empenho da nossa parte”, pontuou o mandatário.