O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (2) em Brasília, após o problema técnico em seu avião que atrasou seu retorno e o fez ficar viajando em círculos por quase cinco horas, no México.
“O avião trazendo o presidente Lula, e a comitiva que o acompanhava, de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília às 10h12. O vôo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência da República, em nota.
O avião presidencial teve problemas técnicos depois de decolar na capital mexicana, por volta de 17h20 (horário de Brasília), desta terça-feira (1º). A FAB não informou qual seria o problema, mas numa nota relatou que todos os procedimentos de segurança para solucioná-lo foram realizados com sucesso.
Uma das hipóteses apontadas por integrantes do governo é que tenha havido um problema em um dos motores, após ter atingido um pássaro. Militares da Aeronáutica, no entanto, afirmam nos bastidores que apenas com investigação da aeronave em solo será possível apontar a causa.
A nota da FAB que informou o problema no avião presidencial foi assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Kanitz Damasceno.
“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10)”, afirma o texto.