O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (12) que é preciso criar uma “política tributária correta” e progressiva. “Quem ganhe mais, pague mais”, acrescentou o candidato em discurso à imprensa em Salvador, Bahia, antes de participar de uma caminhada pelas ruas da cidade.
“Tem muita gente ganhando pouco, e muitos poucos ganhando muito. E tem que ter uma inversão. Nós vamos ter que fazer uma política tributária correta. Não é possível que um trabalhador que vá comprar 1 quilo de feijão pague o mesmo imposto que paga o presidente do Santander”, disse Lula à imprensa, antes de participar de uma caminhada na capital baiana. O petista citou que pretende isentar do Imposto de Renda os trabalhadores que ganhem até R$ 5 mil reais. “É preciso que haja uma política tributária progressiva, em que quem ganhe mais, pague mais”, completou.
Lula disse ainda que quem ganha a partir de seis salários mínimos no Brasil é considerado rico, com renda entre as 10% maiores do país. O valor, atualmente, seria de R$ 7.272.