Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), nas estações de bombeamento intermunicipais EBI1, em Cabrobó, EBI2 em Terra Nova e EBI3 em Salgueiro. Com a duplicação, a capacidade de escoamento de água vai aumentar de 24,75 m³/s para 49 m³/s .
O projeto, no valor de R$ 491,3 milhões, vai beneficiar cerca de 8 milhões de pessoas, atingindo 237 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A iniciativa encerra a primeira etapa da iniciativa do Governo Federal Caminho das Águas, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) de percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos quatro estados.
Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas.
O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões
Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas.
O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões.
“A transposição da água do Rio São Francisco tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo, que é o copo d’água para beber, para doze milhões de pessoas que viviam no Semiárido brasileiro. E por que, que eu tomei a decisão de fazer as obras do Rio São Francisco? É porque eu sei o que é ir pra um açude sujo pegar água para beber. Sei o que é colocar uma água num pote para assentar, para não tomar ela com o caramujo ou com fezes de cabrito, de cachorro, de gato, de cavalo. Eu sei o que é isso. Eu sei o que é tomar água sem tratar”, destacou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também falou sobre a importância das obras de segurança hídrica para o Estado.
“A gente chegar aqui e saber que diante de muito pouco tempo pra onde não chegou água vai chegar, faz diferença na vida de muita gente. A gente está tirando cidades do racionamento d’água, a gente está levando água para onde nunca chegou. E não é só através das águas que chegam nas cidades, que ainda o povo de Pernambuco sofre muito com rodízio, mas nos sistemas simplificados de abastecimento rural que levam esperança pra a vida de quem mora no campo”, destacou.
Lula assina ordem de serviço para obras de ampliação no projeto da transposição do Rio São Francisco em Salgueiro
Um Airbus A320 da da companhia aérea Latam precisou ser evacuado na noite desta quinta-feira (4) no…
O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…
A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…
Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…
Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…
Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…
This website uses cookies.