Brasil

Lula assina MP que amplia isenção da conta de luz para 60 milhões de brasileiros

Lula assina MP que amplia isenção da conta de luz para 60 milhões de brasileiros

Em | Da Redação

Atualizado em

Lula assina MP que amplia isenção da conta de luz para 60 milhões de brasileiros
Conta de Luz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (21), uma medida provisória (MP) que estabelece uma reforma no setor elétrico amplia a isenção da conta de luz para brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Segundo o governo federal, o desconto integral será aplicado a quem recebe até meio salário mínimo e consome, no máximo, 80 kWh por mês. Quem ultrapassar esse limite pagará apenas pelo excedente.

Iniciativa que reforma o setor elétrico entra em vigor imediatamente

A proposta de gratuidade da conta de luz contempla famílias inscritas no CadÚnico, pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias indígenas e quilombolas cadastradas no CadÚnico e aquelas atendidas por sistemas isolados de geração off-grid.

A medida pode beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros com descontos na conta de luz, de acordo com estimativas do governo federal. Famílias com renda mensal entre meio e um salário mínimo por pessoa e que consomem até 120 kWh/mês também ficarão isentas do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Atualmente, a tarifa de desconto social concede dedução de até 65% para aproximadamente 40 milhões de brasileiros. Estima-se que o custo dessa operação seja de R$ 3,6 bilhões anuais. A ampliação dos subsídios será custeada pelos demais consumidores.

A norma ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal no prazo de até 120 dias. A medida provisória também determina que, a partir de agosto de 2026, indústrias e comércios poderão migrar para o mercado livre e escolher a fonte de sua energia. Os demais consumidores poderão fazer essa migração a partir de 2027.

Deixe sua opinião