Pernambuco

Justiça suspende remoções de casas que ocupam áreas de ferrovia entre Palmares e Escada

Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) suspendeu, até o dia 15 de abril de 2024, remoções de centenas de casas que estão ameaçadas de despejo por processos de reintegração de posse movidos pela Ferrovia Transnordestina e Logística (FTL). As famílias ocupam a faixa de domínio da antiga malha ferroviária da empresa.

A decisão foi tomada durante reunião de conciliação realizada pela Comissão de Conflitos Fundiários do JFPE que contou com a participação da FTL, representantes legais das famílias e entes federais como Ministério dos Transportes, Advocacia-Geral da União (AGU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).As informações são do JC Online

Na ocasião, o Ministério dos Transportes informou já ter solicitado estudos dos trechos das malhas ferroviárias do país e que dados, prazos de licitação e previsão de entrega dos estudos serão entregues numa próxima reunião. Assim, a juíza federal Ethel Francisco Ribeiro decidiu manter a suspensão até que estejam prontos.

“Enquanto os estudos não são realizados, todos os entes concordaram com a manutenção da suspensão das medidas executivas de desocupação, solicitando alguns ajustes abaixo detalhados. Mantém-se a suspensão acordada na reunião anterior realizada em 15/01/2024”, decidiu a juíza.

Segundo o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), que defende os moradores das ocupações, a FTL move cerca de 300 ações judiciais para remover cerca de 1,5 mil pessoas das áreas próximas às ferrovias em diferentes regiões do Estado – contudo, estima-se que mais de 10 mil famílias possam ser afetadas.

Elas estão desde a Mata Sul, passando por Palmares e Escada, onde a malha está desativada desde o início dos anos 2000, na Mata Norte, sentido Goiana e Carpina, onde a malha foi abandonada em torno de 2010, e também na Região Metropolitana, única parte da ferrovia que ainda funciona por ter sido cedida à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o Metrô do Recife.

Uma nova audiência sobre o caso será realizada no dia 2 de abril.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

15 horas ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

21 horas ago

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

1 dia ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

2 dias ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

2 dias ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

2 dias ago

This website uses cookies.