Pernambuco

Justiça eleitoral cassa chapa do União Brasil por fraude à cota de gênero em cidade pernambucana

A Justiça Eleitoral cassa a chapa do União Brasil (UB) no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A ação foi movida pelos candidatos Silvano Pereira da Silva (PP) e José Adilson de Lima (PL) contra três vereadores da sigla. As informações são do g1

ede do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), no Derby, Centro do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

A decisão foi assinada pelo juiz Lucas do Monte Silva, que decretou a nulidade de todos os votos recebidos pelo partido para Jonas Wellington Silva, que se candidatou como o nome Dr. Jan e recebeu 790 votos; e Severino Batista de Aguiar Filho, que se registrou como Aguiar da Agricultura e teve 624 votos. A candidata Bianca Valdilene da Silva, registrada como Professora Valdilene, recebeu apenas quatro votos.

Segundo os autores, a candidata foi registrada apenas para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas. A sentença do TSE afirma que a candidatura de Bianca foi fictícia.

Dr Jan e Aguiar da Agricultura, vereadores do União Brasil — Foto: Reprodução/TSE

“Analisando os autos, observa-se que a candidata não realizou atos efetivos de campanha, como comícios, carreatas ou propaganda eleitoral”, diz trecho da sentença do juiz Lucas do Monte Silva.

A defesa de Bianca argumentou que o eleitorado de Brejo “não abraçou seu nome e entendeu por não votar na candidata”. Além disso, também apontou que ela “publicou seu número, tentou convencer pessoas a votar em si, distribuiu material gráfico com seu nome e número, gravou conteúdo para as Redes Sociais, esteve presente em eventos de campanha e até utilizou o mote da Educação, já que ela é Professora”.

O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer recomendando que a ação fosse julgada improcedente, mas o juiz decidiu de forma contrária.

Por meio de nota, a defesa dos vereadores do União Brasil de Brejo da Madre de Deus informou que irá proceder com a interposição dos recursos cabíveis contra a sentença.

“Levaremos o processo para o TRE-PE, que analisará o caso de forma colegiada, através de seus Desembargadores, a quem vai caber analisar o caso e decidir de acordo com o entendimento do TSE.” diz trecho de nota da defesa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Enfermeira de 31 anos morre após acidente enquanto ia para o trabalho na BR-060

A enfermeira Natália Carla Alves, de 31 anos, de Rio Verde,GO, que morreu após acidente na…

7 horas ago

CNH terá renovação automática e gratuita para ‘bom condutor’, anuncia ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

7 horas ago

Cinema Brasileiro: ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados no Globo de Ouro a melhor filme e ator

O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme…

9 horas ago

Farmacêutica de 38 anos é morta a facadas pelo ex-marido na frente da filha do casal de 11 anos

A farmacêutica Daniele Guedes, de 38 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, Cristian Antunes,…

10 horas ago

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

12 horas ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

14 horas ago

This website uses cookies.