Brasil

INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança significativa no processo de exame médico pericial do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para menores de 16 anos. Agora, somente a certidão de nascimento será aceita para a realização do exame, retirando a necessidade de apresentar documento com foto. A medida foi publicada na segunda-feira (15) e tem como objetivo facilitar o acesso ao benefício para famílias em situação de vulnerabilidade.

FILA DE ESPERA: Atualmente, cerca de 147 mil menores de 16 anos aguardam na fila para receber o BPC, um auxílio mensal destinado a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Para ter direito ao benefício, o beneficiário precisa comprovar renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo e não é necessário ter contribuído para o INSS.

REDUÇÃO DA BUROCRACIA: A portaria nº 1.059, que entra em vigor imediatamente, ratifica a decisão anterior do INSS, que permite a identificação dos menores de 16 anos apenas por meio da certidão de nascimento. Essa mudança foi motivada pela dificuldade que muitas famílias enfrentam para obter documentos como carteira de identidade (RG), especialmente em regiões remotas e com infraestrutura precária.

ONDE SOLICITAR? A advogada Gisele Kravchychyn, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), elogiou a medida, destacando que a exigência anterior de documento com foto dificultava o acesso dos menores aos serviços do INSS, resultando em remarcações de exames e perda de valores de atrasados do BPC. O pedido do benefício pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, além do telefone 135, com a apresentação dos documentos necessários em uma agência da Previdência Social.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

3 horas ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

8 horas ago

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

20 horas ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

1 dia ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

1 dia ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

1 dia ago

This website uses cookies.