Brasil

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira com mais de 400 mil vagas

Programa oferece bolsas para estudantes de baixa renda em universidades privadas

Em | Da Redação

Atualizado em

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira com mais de 400 mil vagas
Programa oferece bolsas para estudantes de baixa renda em universidades privadas

O Prouni (Programa Universidade para Todos) abriu nesta segunda-feira (29) as inscrições para estudantes de baixa renda que querem entrar em uma universidade privada.

O programa do governo federal concede bolsas em instituições privadas de ensino superior e, na edição deste ano, o Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar o número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina

São ofertadas 403.711 bolsas, destas 306.908 são integrais e 96.803 parciais. O número pode mudar até o início das inscrições. Esta oferta corresponde a 15.482 cursos de 1.028 instituições de ensino superior.

Além disso, para obter a bolsa integral do Prouni o estudante tem que seguir os critérios abaixo:

  • Tenha participado edição de 2022 ou 2023 do ENEM;
  • Tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
  • Tenha tirado nota acima de zero na prova de redação do Enem;
  • Não tenha participado do ENEM na condição de treineiro (candidato que ainda não se formou e participa do exame para fins de autoavaliação).

O bolsista também precisa atender uma das condições abaixo:

  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), conforme Decreto nº 5.493/2005;
  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição, entre outras condições de estudo.

Além disso, a partir da Lei 11.096/2005, a renda do estudante é considerada, a partir da renda bruta mensal de todos os membros da família.

A renda familiar mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter o benefício de 100% da mensalidade da instituição privada. Já para obter a bolsa de 50% da mensalidade, a renda família não pode passar três salários mínimos por pessoa da família.

A renda deve ser comprovada no momento da inscrição por meio de extratos bancários, holerites, declaração do Imposto de Renda.

Professor da rede pública não se submete a essa regra do Prouni.

Inscrições vão até quinta

As inscrições vão até 1º de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, nos dias 6 e 27 de fevereiro.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads