Esportes

Há 29 anos, o Brasil lamentava a morte de Ayrton Senna

Há exatos 29 anos, o Brasil vivia um dos dias mais tristes de sua história. Especialmente, no que tange o esporte. Era manhã no feriado de 1º de maio, quando os brasileiros se amontoavam em frente à TV na expectativa de mais um show do grande ídolo: Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Senna. O que parecia mais uma boa atuação do ex-piloto da Fórmula 1, liderando a corrida, acabou virando tragédia. E as lágrimas, ao invés de alegria, foram de tristeza.
As cores verde e amarela, à época, se transformavam somente no preto, em luto pela morte de Senna. O fatídico episódio aconteceu no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, resultado de uma colisão entre o carro de sua escuderia, a Williams, e uma barreira de concreto. Seus últimos momentos de vida foram na curva “Tamburello”, que atualmente é uma chicane.
A morte
Infelizmente, a carreira brilhante de Senna foi interrompida de maneira trágica em 1º de maio de 1994. Durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, ele sofreu um acidente fatal enquanto liderava a corrida.

Senna deixou um legado que jamais será esquecido nas pistas (Foto: AFP)

A morte de Senna deixou o mundo do esporte em choque e luto. O Brasil inteiro chorou. Pilotos, fãs e colegas prestaram homenagens ao ídolo, que havia conquistado a admiração de muitos por sua habilidade, coragem e carisma.
A morte de Senna também trouxe mudanças significativas à segurança na Fórmula 1. A investigação do acidente levou a melhorias na segurança dos carros, circuitos e equipamentos de proteção dos pilotos. Essas medidas ajudaram a evitar tragédias semelhantes nos anos seguintes e tornaram a Fórmula 1 um esporte mais seguro e confiável.

Senna deixou um legado que jamais será esquecido nas pistas (Foto: AFP)

Nos 20 anos seguintes à morte de Senna não houve nenhum acidente fatal no esporte. Foi apenas em 2014 que outra fatalidade voltou a acontecer nas pistas, desta vez com o francês Jules Bianchi, que se chocou com um trator que fazia o trabalho de retirar o carro de outro piloto.
Apesar de ter morrido jovem, aos 34 anos, Senna deixou um legado que transcende o esporte e se tornou uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo. Seu comprometimento com a excelência, a superação de desafios e a solidariedade com os menos favorecidos continuam a ser um exemplo para jovens e adultos em todas as áreas da vida.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco9

Postagens recentes

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

3 horas ago

Sargento da Polícia Militar morre após resgatar hóspedes em incêndio em hotel em Maceió

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…

3 horas ago

Calendário do PIS/Pasep 2025 é liberado; confira datas de pagamento mês a mês

A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…

4 horas ago

Delator do PCC foi executado por Policial militar da ativa aponta investigação

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…

4 horas ago

Azul e dona da Gol selam fusão para criar gigante na aviação brasileira

O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…

5 horas ago

Corpo de delegado morto em São Paulo é enterrado na cidade de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco

O corpo do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, assassinado a tiros…

5 horas ago

This website uses cookies.