Brasil

Governo zera imposto para importação de 3 tipos de arroz até 31 de dezembro de 2024

O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira (20) a isenção de imposto de importação para três tipos de arroz. A medida visa garantir o abastecimento, com as enchentes no Rio Grande do Sul.

Com a decisão desta segunda-feira (20), dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção tem validade até 31 de dezembro de 2024.

“Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em nota.

Segundo o governo, a maior parte das importações de arroz no Brasil vêm do Mercosul e já contam com isenção. Contudo, há potencial para comprar o produto de outros países, como a Tailândia.

Impacto
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz, respondendo por 70% do cereal cultivado no Brasil.

Por causa das fortes chuvas e enchentes no estado, a colheita e o transporte do produto têm sido prejudicados. Isso se reflete em menor oferta de arroz nos mercados e, consequentemente, alta nos preços.

No início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a levantar a possibilidade de o governo importar arroz para evitar a alta nos preços.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Ônibus com time de basquete de escola capota e deixa 7 mortos e dezenas de feridos

Um grave acidente envolvendo um ônibus de um time de basquete escolar mobilizou equipes de…

9 horas ago

Dublador flagra conversa de Endrick com Neymar no banco do Brasil em estreia do Brasil na Copa

A não utilização do atacante Endrick na estreia do Brasil na Copa do Mundo gerou…

13 horas ago

IBGE abre seleção com mais de 8 mil vagas de nível médio e salários de até R$ 4 mil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta sexta-feira (12) as inscrições para…

13 horas ago

Seu nome pode estar na lista: Abono salarial PIS/Pasep 2026 paga novo lote nesta segunda-feira

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, terá novo pagamento nesta…

13 horas ago

Dois helicópteros batem no ar, explodem e deixam 6 mortos

Seis pessoas morreram na queda de 2 helicópteros no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste…

1 dia ago

Danilo critica atuação do Brasil: “Tem que agradecer que o primeiro tempo terminou 1 a 1”

Um dos líderes da seleção brasileira, Danilo criticou a atuação da equipe no primeiro tempo…

2 dias ago

This website uses cookies.