Brasil

Governo pede ao Supremo a derrubada do teto dos precatórios

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, nesta segunda-feira, 25, um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a inconstitucionalidade das emendas constitucionais aprovadas durante o governo de Jair Bolsonaro, que buscavam estabelecer um novo regime para o pagamento de precatórios, as dívidas reconhecidas pelo governo por decisão judicial. Assim, a AGU pede que seja considerada a inconstitucionalidade do limite para pagamento de precatórios

No parecer apresentado, a AGU argumenta que o regime proposto implica em um aumento progressivo dos gastos, podendo resultar em um estoque de dívidas impagáveis. O Ministério da Fazenda faz projeção de que o passivo atual chega a R$ 95 bilhões e caso nada seja realizado, a AGU declara que o montante total da dívida poderia chegar a R$ 250 bilhões até o ano de 2027.

A AGU destacou que a manutenção do sistema atual de pagamento de precatórios pode levar a um estoque de dívidas impossíveis de serem quitadas, o que poderia exigir um novo período de moratória, prolongando as violações aos direitos fundamentais. Esses pontos serão melhor detalhados em uma parte subsequente do parecer.

Além disso, o documento da AGU afirma que as novas regras de pagamento dos precatórios resultaram em um “falso alívio fiscal”, mascarando artificialmente a situação das contas públicas. Na avaliação da advocacia, essas dívidas não foram incluídas nas estatísticas anuais, sendo adiadas para o exercício de 2027, quando supostamente deverão ser quitadas.

Esse parecer foi anexado às ações de inconstitucionalidade apresentadas em 2021 no STF pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A data para o julgamento ainda não foi definida pelo ministro Luiz Fux, que é relator do processo.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

PIX: governo publica MP que proíbe taxar ou cobrar valor adicional nos pagamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…

16 minutos ago

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

5 horas ago

Sargento da Polícia Militar morre após resgatar hóspedes em incêndio em hotel em Maceió

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…

6 horas ago

Calendário do PIS/Pasep 2025 é liberado; confira datas de pagamento mês a mês

A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…

6 horas ago

Delator do PCC foi executado por Policial militar da ativa aponta investigação

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…

7 horas ago

Azul e dona da Gol selam fusão para criar gigante na aviação brasileira

O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…

7 horas ago

This website uses cookies.