Política

Governo Lula tem aprovação de 40% dos brasileiros, aponta pesquisa IPEC

Divulgada nesta quarta-feira, 6, Pesquisa Ipec, realizada entre os dias 1º a 5 de setembro, aponta que o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 40% dos brasileiros, que consideram a gestão como ótima ou boa. A pesquisa indica ainda que os que consideram regular são 32%, enquanto 25% dos brasileiros avaliam a gestão como ruim ou péssimo somam. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ao ser questionado sobre “Como o(a) sr(a) classifica a administração do Presidente Lula até o momento?”, 15% responderam ótima, 25% – boa, 32% – regular. 7% classificaram o governo como ruim, 18% – péssima e 3% não sabem/não responderam.

Levando em conta pesquisa divulgada no dia de junho, a avaliação positiva do presidente passou de 37% para 40%, uma variação de três pontos percentuais para cima. Com relação à reprovação da gestão, variou três pontos para baixo, caindo de 28% para 25%. Na primeira pesquisa divulgada no dia 19 de março, a avaliação positiva de Lula chegava a 41%, enquanto a reprovação era de 24%. 30% avaliavam como regular na época.

O instituto também avaliou a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa o Brasil e perguntou aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a maneira como o país está sendo conduzido pelo presidente. Ao questionamento “O(A) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o Presidente Lula está governando o Brasil?”, 56% disseram aprovar, enquanto 39% desaprovam e 6% não sabem ou não responderam.

Sobre a confiabilidade do presidente, os entrevistados responderam a “O(A) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula?” e neste questionamento, 50% dizem que confiam, 47% não confiam e 4% não sabem/não responderam. A respeito da expectativa da atual gestão, os entrevistados responderam a pergunta “De modo geral, o governo do presidente Lula está sendo melhor, igual ou pior do que o(a) sr(a) esperava?”, e 35% – melhor; 31% – igual e 31% – pior; e 3% não sabem/não responderam.

Sobre a situação econômica do país, foi feita a pergunta “Pensando na situação econômica do Brasil neste momento, o(a) sr(a) diria que ela está melhor, igual ou pior do que estava há seis meses atrás?”, 42% dos entrevistados disseram que a situação está melhor, para 27%, a situação está igual e para 29%, a situação econômica está pior.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame de baliza não é mais obrigatório para tirar a CNH

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames…

9 horas ago

Corinthians desbanca favorito Flamengo, conquista a Supercopa Rei e empilha mais uma taça

O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…

10 horas ago

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

11 horas ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

3 dias ago

This website uses cookies.