Política

Governo entra em atrito com o Congresso após propor que população escolha o destino das emendas parlametares a partir de 2027

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer destinar o dinheiro de emendas parlamentares para o chamado orçamento participativo, em que a população escolhe o que fazer com o recurso. A proposta começou a ser debatida no Congresso Nacional e enfrenta resistências.

O Poder Executivo encaminhou um ofício ao Legislativo para alterar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027. A medida autoriza o governo a instituir um processo de orçamento participativo para a alocação de recursos da União.

Um dos dispositivos permite que emendas individuais, aquelas indicadas por cada deputado e senador, sejam canceladas para as ações selecionadas pelo processo participativo.

Para isso acontecer, o parlamentar teria que concordar com o cancelamento de sua emenda. Além disso, poderia escolher que município receberia o recurso, mas não em que o dinheiro seria usado.

O governo ainda terá que definir como vai construir o orçamento participativo e quais ações serão contempladas no Orçamento de 2027, a ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de dezembro deste ano.

A proposta do governo divide parlamentares até mesmo dentro da base aliada do presidente Lula. “Devolver ao governo as rédeas do Legislativo? Acho muito difícil ser aprovado”, afirmou o líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG).

Caberá ao Congresso Nacional, na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, decidir se aceita ou não a medida proposta pelo governo. Se aceitar, os parlamentares ainda terão que autorizar o cancelamento de suas emendas em 2027.

“Todo orçamento orçamento público tem que ser participativo. Essa ideia vai acabar o desejo daqueles que querem ser deputados só para administrarem emendas parlamentares. Apoio a ideia em 100%”, afirmou o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), vice-líder do governo no Congresso.

Emendas são recursos indicados por congressistas no Orçamento da União. O parlamentar escolhe para onde vai o dinheiro e no que será gasto. Cabe ao governo pagar conforme a vontade do político.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Cidades em Situação de Emergência estão entre as que mais gastaram com shows juninos em Pernambuco

Três dos dez municípios com maiores gastos públicos na contratação de artistas para shows do…

43 minutos ago

Michelle sinaliza que tem sabe de algo comprometedor sobre Flávio Bolsonaro

Tanto entre lideranças da esquerda quanto da direita, cresce a percepção de que Michelle sinaliza, com…

1 hora ago

Michelle Bolsonaro anuncia saída do PL Mulher após crise com Flávio

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 30, que vai deixar a presidência do PL…

2 horas ago

Vídeo:Deputado questiona como Bolsonaro “permite” que aliados o chamem de “corno”

O deputado federal Otoni de Paula (PSD/RJ), em duro discurso nesta terça-feira (30) contra o clã…

2 horas ago

Lucas Paquetá tem lesão confirmada e desfalca o Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

Lucas Paquetá foi submetido nesta terça-feira (30) a exames de imagem que confirmaram uma lesão…

16 horas ago

Anvisa manda recolher todos os lotes de querosene Petrus e proíbe venda em todo o país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (30) a suspensão imediata da fabricação,…

20 horas ago

This website uses cookies.