
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relança nesta sexta-feira (30) o programa do Ministério da Saúde para redução da espera por consultas e procedimentos especializados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O anúncio ocorre 13 meses após o governo apresentar o primeiro formato Mais Acesso a Especialistas, ação que desagradou o presidente por não atacar rapidamente as filas da rede pública. O programa foi rebatizado para Agora Tem Especialistas e se torna a principal aposta do governo para emplacar uma marca forte na saúde.
O ministério pretende expandir os atendimentos especializados ao contratar leitos ociosos em hospitais e clínicas privadas, além de permitir que estas unidades de saúde abatam as suas dívidas ao receber os pacientes do SUS. Outra novidade do programa é levar equipes de saúde em carretas para realizar mutirões de atendimentos e cirurgias.
O governo ainda anunciará um programa de concessão de bolsas para levar ao programa os médicos residentes ou que receberam título de especialização.