Empregos

Governo federal estuda criar ‘concurso nacional unificado’ com prova simultânea em 180 cidades

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos começa a discutir nesta sexta-feira (25) com outros órgãos do governo federal a ideia de criar um “concurso nacional unificado”.

Se aprovada, a ideia atual é que a prova seja realizada em 180 cidades – e que os candidatos classificados preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias.

Segundo o próprio Ministério da Gestão, a intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.

O material divulgado pelo governo não deixa claro se a ideia em estudos até aqui prevê restrições para esse exame unificado – por exemplo, para carreiras policiais, jurídicas e as chamadas “carreiras de Estado”, como diplomacia e auditoria da Receita.

O governo também não informou, até o momento, se trabalha com um prazo-limite para decidir sobre esse possível concurso unificado.

Segundo o secretário de Gestão de Pessoal do ministério, José Celso Cardoso Jr., a iniciativa é “inovadora” por tentar harmonizar e padronizar os processos e os resultados dos concursos, que hoje são organizados por bancas diferentes e com regras distintas para cada órgão federal.

“[…] Com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, diz.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia Federal amplia alvo de investigação sobre preços abusivos de combustíveis no Brasil

A Polícia Federal (PF) vai ampliar o alvo da investigação que busca apurar os casos de aumento…

2 horas ago

Carros de Luxo e Dinheiro: PF deflagra Operação Roça contra esquema de lavagem em 12 municípios de Pernambuco

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, na manhã desta…

13 horas ago

PF abre inquérito para apurar se postos estão fazendo formação de cartel por preços abusivos em combustíveis

A Polícia Federal instaurou, na tarde desta terça-feira (17), um inquérito para apurar condutas graves e abusivas…

14 horas ago

Supremo condena deputados do PL por cobrar propina para liberar emendas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (17) dois deputados federais e um…

14 horas ago

Grupo 3corações compra operações por R$ 800 milhões da empresa General Mills no Brasil,incluindo Kitano e Yoki

A americana General Mills anunciou nesta terça-feira que vai vender suas operações no Brasil para…

1 dia ago

Desvios no INSS: Deputada é alvo de operação contra fraudes no INSS e coloca tornozeleira eletrônica

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Indébito — um desdobramento da Operação Sem…

2 dias ago

This website uses cookies.