Carreiras Empregos

Governo federal estuda criar ‘concurso nacional unificado’ com prova simultânea em 180 cidades

Ministério da Gestão faz primeira reunião sobre o tema nesta sexta; ideia é similar à do Enem, que passou a substituir vestibulares pelo país. Não há prazo para que decisão seja tomada.

Em | Da Redação

Atualizado em

Governo federal estuda criar ‘concurso nacional unificado’ com prova simultânea em 180 cidades
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos começa a discutir nesta sexta-feira (25) com outros órgãos do governo federal a ideia de criar um “concurso nacional unificado”.

Se aprovada, a ideia atual é que a prova seja realizada em 180 cidades – e que os candidatos classificados preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias.

Segundo o próprio Ministério da Gestão, a intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.

O material divulgado pelo governo não deixa claro se a ideia em estudos até aqui prevê restrições para esse exame unificado – por exemplo, para carreiras policiais, jurídicas e as chamadas “carreiras de Estado”, como diplomacia e auditoria da Receita.

O governo também não informou, até o momento, se trabalha com um prazo-limite para decidir sobre esse possível concurso unificado.

Segundo o secretário de Gestão de Pessoal do ministério, José Celso Cardoso Jr., a iniciativa é “inovadora” por tentar harmonizar e padronizar os processos e os resultados dos concursos, que hoje são organizados por bancas diferentes e com regras distintas para cada órgão federal.

“[…] Com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, diz.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads