Pernambuco

Governadores do Consórcio do Nordeste divulgam nota de solidariedade a Raquel Lyra

Governadora de Pernambuco foi alvo de críticas do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, na última quinta-feira (1º)

Em | Da Redação

Atualizado em

Governadores do Consórcio do Nordeste divulgam nota de solidariedade a Raquel Lyra
Consórcio Nordeste

Consórcio Nordeste, que reúne todos os governadores da região, divulgou nota de solidariedade à governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi alvo de críticas e de uma palavra de baixo calão ditas por seu correligionário e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), na última quinta-feira (1º).

Segundo a nota, “a política brasileira é, tradicionalmente, um território machista, masculino e de misoginia. A maioria dos parlamentares são homens e os modos de fazer política inspiram-se em valores como força e agressividade”.

E continua: “a declaração feita por um parlamentar pernambucano contra a governadora Raquel Lyra é inaceitável. O patriarcado não pode ser naturalizado. Todos temos o dever de combatê-lo duramente em todas as dimensões de nossas vidas, inclusive nos espaços institucionais de poder”.

A nota reforça que o Brasil conta com apenas duas governadoras, ambas de estados nordestinos. “Isso é um indicativo do avanço de nossa região nessa luta permanente contra a violência política à qual as mulheres estão expostas.”

O Consórcio Nordeste atualmente é presidido pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na sexta-feira (2), Raquel Lyra se pronunciou sobre os comentários feitos por Álvaro Porto, após o discurso dela na cerimônia de retomada das atividades da Casa Legislativa.

Raquel destacou que estava na solenidade para deixar uma mensagem para os parlamentares, fazendo um balanço do ano anterior e expondo perspectivas para segundo ano de mandato.

“Decidi pessoalmente participar. Eu fui deputada estadual por dois mandatos e tem diferença quando há presença do líder do Poder Executivo para falar com os deputados e deputadas. Ontem, eu estive com todo o secretariado, todo o time do governo na Assembleia, justamente para falar do nosso respeito com a Casa”, disse.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads