Governador de Santa Catarina sugere "passar trena na fronteira" e separar o Sul do resto do país
O governador catarinense Jorginho Mello (PL) fez uma “brincadeira” em referência ao movimento separatista “O Sul é o Meu País”, que propõe a separação dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil.
“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?“, disse rindo o governador, provocando risos da plateia. A fala ocorreu durante um evento de construção civil em Curitiba, no Paraná, na última quinta-feira, 12.
Aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mello se referia aos governadores gaúcho, Eduardo Leite (PSD), e paranaense, Ratinho Júnior (PSD), ao falar sobre os “presidenciáveis”. Os dois, que o acompanhavam no painel do evento, também foram elogiados pelo governador catarinense, que afirmou haver grande parceria entre os três Estados.
Em outro momento, Mello também brinca com o governador do Paraná falando sobre “passar a régua”, comentando sobre o erro de medição que levou o governo paranaense a perceber que uma área equivalente a 500 campos de futebol pertence, na verdade, a Santa Catarina, mudando o mapa dos Estados em 2024. “As divisas estavam meio erradas, aí passamos a régua, ele foi generoso e deixou nós pegarmos. Mas não tinha muita coisa boa em cima, não”, falou rindo.
A fala, no entanto, dividiu opiniões após o vídeo circular nas redes sociais. Enquanto alguns internautas interpretaram o comentário como uma piada inofensiva, outros classificaram como um discurso xenofóbico. “Piadinha de gente do Sul que se acha superior ao Norte e Nordeste”, escreveu o jornalista Guga Noblat.
Apesar de inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro ainda se coloca como candidato possível ao próximo pleito. Ratinho e Leite são apostas de possíveis sucessores, mas, atualmente, não são os preferidos.
O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…
Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
This website uses cookies.