Brasil

Golpe no WhatsApp: é fake vale-compras de aniversário do Atacadão

Divulgação

Circula pelas redes sociais que o Atacadão estaria distribuindo vale-compras no valor de mil reais em comemoração ao seu 62º aniversário. Um link compartilhado no WhatsApp pede para que usuários preencham um formulário para receber a recompensa. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Parabéns! Vale-compras do 62º aniversário do Atacadão. Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”, mostra texto em link que circula pelo WhatsApp.

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um golpe, criado para roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas maliciosas. Procurada, a assessoria de imprensa do Atacadão informou que não é responsável pela promoção. A empresa também publicou um comunicado no Linkedin indicando para seus clientes terem cuidado com links e mensagens divulgados em sites não oficiais.

“Viu um formulário para captação de dados? Anúncio de distribuição de cestas básicas? Fique atento e tenha muito cuidado‼️ O Atacadão é seu parceirão e sempre colocará em suas redes oficiais, em primeira mão, qualquer tipo de informação neste sentido. Não solicitamos dados pessoais, pagamentos ou compartilhamento de links com contatos para que você participe de um processo seletivo, promoção ou doação”, indica a empresa.

A assessoria de imprensa da rede destaca ainda que só divulga informações pelos seus canais oficiais: site, Linkedin e Instagram.

Links como o que foi checado são utilizados por criminosos para aplicar um golpe. A Lupa já desmentiu diversos casos nesse formato. Geralmente cita-se uma marca conhecida em um site para atrair a atenção de pessoas. Utilizam-se as cores e logotipos oficiais da empresa para trazer mais credibilidade. A página com a suposta promoção também exige que haja o compartilhamento do link, que acaba sendo disseminado para mais vítimas.

Comentários – Os golpistas também utilizam imagens de celebridades internacionais para indicar que essas pessoas teriam preenchido o formulário e recebido o vale-compras. Alguns deles aparecem agradecendo o Atacadão pela promoção, mas com nomes diferentes. “Achei que era brincadeira, mas eu e minha família ganhamos presentes hoje, espero que mais pessoas respondam a enquete @Atacadão”, escreveu um perfil com o nome de Maria Gabriela. Contudo, ao analisar a imagem da mulher é possível identificar que se trata da modelo Barbara Palvin. Ela postou em seu Instagram a foto utilizada pelos golpistas.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

12 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

12 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

13 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

1 dia ago

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

2 dias ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

2 dias ago

This website uses cookies.