Brasil

Golpe no WhatsApp: é fake vale-compras de aniversário do Atacadão

Em | Da Redação

Atualizado em

Golpe no WhatsApp: é fake vale-compras de aniversário do Atacadão

Divulgação

Circula pelas redes sociais que o Atacadão estaria distribuindo vale-compras no valor de mil reais em comemoração ao seu 62º aniversário. Um link compartilhado no WhatsApp pede para que usuários preencham um formulário para receber a recompensa. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Parabéns! Vale-compras do 62º aniversário do Atacadão. Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”, mostra texto em link que circula pelo WhatsApp.

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um golpe, criado para roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas maliciosas. Procurada, a assessoria de imprensa do Atacadão informou que não é responsável pela promoção. A empresa também publicou um comunicado no Linkedin indicando para seus clientes terem cuidado com links e mensagens divulgados em sites não oficiais.

“Viu um formulário para captação de dados? Anúncio de distribuição de cestas básicas? Fique atento e tenha muito cuidado‼️ O Atacadão é seu parceirão e sempre colocará em suas redes oficiais, em primeira mão, qualquer tipo de informação neste sentido. Não solicitamos dados pessoais, pagamentos ou compartilhamento de links com contatos para que você participe de um processo seletivo, promoção ou doação”, indica a empresa.

A assessoria de imprensa da rede destaca ainda que só divulga informações pelos seus canais oficiais: site, Linkedin e Instagram.

Links como o que foi checado são utilizados por criminosos para aplicar um golpe. A Lupa já desmentiu diversos casos nesse formato. Geralmente cita-se uma marca conhecida em um site para atrair a atenção de pessoas. Utilizam-se as cores e logotipos oficiais da empresa para trazer mais credibilidade. A página com a suposta promoção também exige que haja o compartilhamento do link, que acaba sendo disseminado para mais vítimas.

Comentários – Os golpistas também utilizam imagens de celebridades internacionais para indicar que essas pessoas teriam preenchido o formulário e recebido o vale-compras. Alguns deles aparecem agradecendo o Atacadão pela promoção, mas com nomes diferentes. “Achei que era brincadeira, mas eu e minha família ganhamos presentes hoje, espero que mais pessoas respondam a enquete @Atacadão”, escreveu um perfil com o nome de Maria Gabriela. Contudo, ao analisar a imagem da mulher é possível identificar que se trata da modelo Barbara Palvin. Ela postou em seu Instagram a foto utilizada pelos golpistas.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads