Brasil

‘Golpe da Shein’: pagamento por avaliação de produtos da marca é fraude. veja como se proteger

A proposta é tentadora: ganhar até R$ 300 apenas para avaliar roupas e acessórios da Shein. A oferta, no entanto, é um golpe, que tira dinheiro das vítimas ao cobrar pelo acesso a um suposto aplicativo de avaliações que, na verdade, não existe. O alerta é da empresa de cibersegurança Kaspersky, que constatou que sites e aplicativos têm usado anúncios no Google e até “parcerias” com influenciadores digitais para alcançar e atrair as vítimas.

Segundo a empresa, a fraude tem acontecido de maneira reiterada. Isso porque plataformas com abordagem similar já foram retiradas das lojas de aplicativos Android, mas logo outras aparecem. A mais recente foi o “InstaMoney”, que prometia pagar por ações cotidianas dos usuários do Instagram, como por curtida de fotos, e já chegou a ser divulgado como “publi” por personalidades como a ex-BBB Key Alves.

Dessa vez, o site fraudulento é o “Money Looks”, que usa o nome da gigante de moda chinesa, e tem até os anúncios do Google pagos pelos mesmos promotores do “InstaMoney“.

Página usa argumento de “renda extra” e parcerias com influenciadores para tirar dinheiro das vítimas

Como o golpe funciona? Promovidos pelos anúncios e por influenciadores, as plataformas convencem as vítimas a pagarem mais de R$ 100 numa espécia de “depósito” para acessar um aplicativo de avaliação de looks, e asseguram devolver o valor quando a pessoa já estiver atuando no sistema, além de prometer produtos grátis na Shein.

Os sites e os apps ainda citam um suporte no WhatsApp para tirar dúvidas e argumentam a possibilidade de “ótimos resultados” e “renda extra” — o que, para a Kaspersky, funciona como uma tentativa de tranquilizar o consumidor sobre a transação.

Segundo relatos de quem caiu no golpe, com o pagamento realizado para trabalhar nas avaliações, a vítima não recebe qualquer link ou consegue acessar uma plataforma.

De acordo com a empresa de cibersegurança, a compra é processada por uma empresa chamada PerfectPay, que processa pagamentos on-line, mas como muita gente não solicita reembolso, os golpistas ficam com o lucro.

Além disso, não se sabe se a empresa tem conhecimento de que os valores são oriundos de golpe. Na plataforma Reclame Aqui, porém, relatos de vítimas sobre problemas com a empresa e dificuldades para pegar o dinheiro de volta se acumulam, inclusive citando outros apps que supostamente pagam por avaliações, como um chamada “Avaliador de marcas”.

O EXTRA tentou contato com a PerfectPay, sem sucesso. A empresa é registrada com endereço de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Em um telefone disponível na web, porém, a ligação cai em um escritório de Contabilidade do Tatuapé, bairro da capital paulista, que informou não ter nenhuma relação com a empresa. Em outro número, a ligação não completa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

14 minutos ago

Após fake news, governo revoga norma sobre PIX

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o ato normativo da Receita…

4 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

6 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

6 horas ago

Três bandidos participaram de latrocínio de delegado pernambucano,diz policia

A Polícia Civil de São Paulo suspeita que três criminosos têm envolvimento na morte do delegado Josenildo…

6 horas ago

Número de transações do Pix tem queda sob onda de fake news sobre taxação

 O sistema de pagamentos instantâneos Pix, criado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020,…

10 horas ago

This website uses cookies.