Pernambuco

Fenômeno ‘Maré vermelha’ pode ser causa de intoxicações em Tamandaré; recomendação é não tomar banho de mar

A maré vermelha, um fenômeno que ocorre por excesso de algumas espécies de algas no mar (muitas delas vermelhas e que soltam toxinas), pode estar por trás de casos de intoxicação de pessoas que frequentaram praias localizadas no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco.

A informação preliminar é que, pelo menos, 15 casos foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS/PE) por um serviço da reda privada de saúde. A SES-PE informa que está em processo de análise desses registros para possíveis confirmações.

“O governo de Pernambuco informa que, na terça-feira (30), agentes de saúde e de meio ambiente do estado receberam as primeiras informações sobre a possibilidade de casos suspeitos de intoxicações decorrentes da maré vermelha nas praias da cidade de Tamandaré, Litoral Sul do Estado”, informa, em nota, a SES-PE.

De acordo com a pasta, “imediatamente, uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve no local e realizou a coleta de amostras d’água para análise no laboratório da agência e identificação do que poderia ter motivado os sintomas dos pacientes”.

Entre os sintomas da intoxicação relacionadas à maré vermelha, estão irritação na pele, secura nos olhos, vômito e diarreia.

A toxina, de acordo com a SES-PE, pode ocasionar ainda contaminação de peixes, moluscos e crustáceos. Dessa maneira, pode atingir as pessoas e causar sintomas como dores de cabeça, náusea, vômito, dor, ressecamento dos olhos, além de outros sintomas menos comuns.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Cantor sertanejo é preso após fraude em streaming musical gerando prejuízo estimado em R$ 6,6 milhões.

A prisão de Ronaldo Torres, cantor sertanejo, revelou um esquema de fraude em plataformas de…

7 horas ago

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas de emprego disponíveis

Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar as vagas de emprego disponíveis…

8 horas ago

Governo de Pernambuco divulga calendário de pagamento Fundef 2025

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) anunciou o cronograma de pagamentos dos precatórios do Fundef para…

9 horas ago

Justiça proíbe atividades turísticas na Lagoa Azul, em Maragogi,AL

A Justiça Federal de Alagoas determinou a suspensão de visitas e passeios à Lagoa Azul, que fica…

9 horas ago

Pessoas que dormem mais cedo são mais felizes, afirma pesquisa

Dormir menos pode representar uma pessoa mais feliz? Mesmo sendo controversa, a resposta é sim! De…

13 horas ago

Homens que fazem sexo regularmente têm menos risco de doenças cardíacas; diz estudo

O sexo é seguro para a maioria das pessoas com doenças cardíacas, mas é importante…

13 horas ago

This website uses cookies.