Pernambuco

Fenômeno ‘Maré vermelha’ pode ser causa de intoxicações em Tamandaré; recomendação é não tomar banho de mar

Fenômeno que ocorre por excesso de algas no mar pode ocasionar contaminação de peixes, moluscos e crustáceos.

Em | Da Redação

Atualizado em

Fenômeno ‘Maré vermelha’ pode ser causa de intoxicações em Tamandaré; recomendação é não tomar banho de mar
Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. | Foto: Reprodução

A maré vermelha, um fenômeno que ocorre por excesso de algumas espécies de algas no mar (muitas delas vermelhas e que soltam toxinas), pode estar por trás de casos de intoxicação de pessoas que frequentaram praias localizadas no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco.

A informação preliminar é que, pelo menos, 15 casos foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS/PE) por um serviço da reda privada de saúde. A SES-PE informa que está em processo de análise desses registros para possíveis confirmações.

“O governo de Pernambuco informa que, na terça-feira (30), agentes de saúde e de meio ambiente do estado receberam as primeiras informações sobre a possibilidade de casos suspeitos de intoxicações decorrentes da maré vermelha nas praias da cidade de Tamandaré, Litoral Sul do Estado”, informa, em nota, a SES-PE.

De acordo com a pasta, “imediatamente, uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve no local e realizou a coleta de amostras d’água para análise no laboratório da agência e identificação do que poderia ter motivado os sintomas dos pacientes”.

Entre os sintomas da intoxicação relacionadas à maré vermelha, estão irritação na pele, secura nos olhos, vômito e diarreia.

A toxina, de acordo com a SES-PE, pode ocasionar ainda contaminação de peixes, moluscos e crustáceos. Dessa maneira, pode atingir as pessoas e causar sintomas como dores de cabeça, náusea, vômito, dor, ressecamento dos olhos, além de outros sintomas menos comuns.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads