Pernambuco

Ex-governador Paulo Câmara vai presidir Banco do Nordeste

Em | Da Redação

Atualizado em

Ex-governador Paulo Câmara vai presidir Banco do Nordeste
Paulo Camara Foto:Arquivo PortalPE10

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara será nomeado presidente do Banco do Nordeste (BNB), apurou o portal Valor Econômico. Câmara será uma indicação da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a família Campos, que comanda o PSB no Estado, antigo partido do ex-governador, queria indicar outro nome da legenda para a função.

Com as relações entre suas lideranças estremecidas após a derrota do partido nas eleições estaduais, Câmara entregou uma carta de desfiliação do PSB na última sexta-feira, sem mencionar atritos. No texto, ele afirmou que enfrentou o desafio de suceder “o melhor governador da história do Estado”, em referência ao ex-governador Eduardo Campos, seu padrinho político, morto em acidente aéreo em 2014. Ele disse ainda que considerava sua missão cumprida dentro do PSB, destacando avanços da sua gestão durante dois mandatos, com destaque para área de educação.

Com popularidade baixa, Câmara foi apontado como um dos motivos para a derrota do candidato do PSB, o deputado Danilo Cabral (PSB), nas eleições para governador de Pernambuco, ainda no primeiro turno. O partido estava há 16 anos no poder no Estado, que, agora, está sob comando de Raquel Lyra (PSDB). O PSB governa Recife com o prefeito João Campos (PSB), filho de Eduardo Campos, que deve disputar reeleição e ser o nome de referência do partido no Estado.

As relações entre Câmara e a família Campos começaram a estremecer quando ele foi impedido pelo próprio partido de disputar uma vaga ao Senado, um caminho natural seguido por outros ex-governadores do Nordeste. Sem conseguir fazer sucessor, Câmara ficou também sem vaga no primeiro escalão de Lula. Entre os cargos do segundo, a presidência do Banco do Nordeste, sediado em Fortaleza, é considerada melhor do que o comando da Codevasf ou da Sudene, estruturas com baixo orçamento e poder decisório.

Segundo uma fonte do PT de Pernambuco, Câmara deve ser anunciado no BNB “nos próximos dias”.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads