Brasil

Esposa de delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas é investigada pela PF por suspeita de fraude no CNU

A Polícia Federal (PF) investiga Aially Xavier, esposa do delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024. A residência do casal, em Maceió, foi alvo de busca e apreensão na última quinta-feira (02), durante a Operação Última Fase. A informação foi revelada nesta terça-feira (07) pelo colunista Fabio Serapião, do portal Metrópoles.

A investigação aponta que Aially, que concorreu a uma vaga de auditor fiscal do trabalho, apresentou um gabarito idêntico ao de outros candidatos suspeitos de envolvimento no esquema. De acordo com a PF, a prova da tarde, voltada para conhecimentos específicos, teve total coincidência nas respostas, incluindo erros, entre a candidata e investigados já identificados.

Segundo os investigadores, o CNU foi estruturado em blocos temáticos com cadernos de provas distintos para dificultar fraudes. No entanto, análises realizadas a partir de dados enviados pela banca organizadora, a Cesgranrio, indicaram que, apesar dessa divisão, pelo menos quatro candidatos apresentaram padrões idênticos de resposta. O nome de Aially foi incluído após cruzamentos com essas informações.

Embora a Polícia Federal reconheça que não encontrou, até o momento, provas diretas no celular que seria da candidata, os investigadores consideram haver “fortes indícios” de que ela teria se beneficiado do esquema fraudulen

Outras fraudes

Além do CNU, a investigação também apura fraudes em certames da Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Civil de Alagoas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em endereços ligados aos investigados nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.  Também foram determinadas medidas cautelares como o afastamento de servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens.

Segundo a PF, os envolvidos no esquema já foram excluídos dos processos seletivos e afastados de cargos eventualmente conquistados por meio das fraudes. Eles poderão responder por crimes como fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

As investigações contam ainda com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba. A Polícia Federal segue apurando o alcance da organização, que teria operado de forma estruturada e recorrente para burlar os sistemas de segurança dos concursos.

Entre os métodos usados pelo grupo investigado está a utilização de ponto eletrônico, inserido e retirado por meio de procedimento médico, dificultando a detecção durante a aplicação da prova.

Aially Xavier negou qualquer envolvimento com irregularidades. “Não há prova ou materialidade nas supostas irregularidades que teriam sido cometidas. É perfeitamente natural que, em provas tão concorridas, haja gabaritos semelhantes”, afirmou a defesa em nota. A equipe também questionou o fato de a ordem de busca ter partido de um delegado da Paraíba, mesmo com a investigada residindo em Alagoas.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

7 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

7 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

15 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

15 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

19 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

19 horas ago

This website uses cookies.