Pernambuco

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem protestam nesta quarta-feira (21)

Profissionais são contra a suspensão da lei que estabelece o piso da enfermagem – Foto: Divulgação/Satenpe

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de entidades sindicais, realizam uma manifestação pelas ruas do Recife, nesta quarta-feira (21).

Os profissionais são contra a suspensão da lei que estabelece o piso da enfermagem, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, no início deste mês.

A concentração ocorreu às 8h, na Praça do Derby, área central da cidade. Em seguida, houve uma caminhada pela avenida Agamenon Magalhães, em direção ao polo médico da Ilha do Leite, também na área central.

Os manifestantes seguem até o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. De lá, caminham até o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, onde encerram o protesto.

Além do Recife, o ato é realizado nesta quarta-feira em Caruaru, Limoeiro, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina, Arcoverde e Palmares.

De acordo com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), além da manifestação, a categoria também aderiu, desde a meia-noite, a paralisação nacional das atividades, que deve durar 24 horas, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).

Segundo o Satenpe, o Tribunal Regional do Trabalho concedeu liminar que autoriza a paralização, possibilitando que até 20% do efetivo das unidades de saúde possa aderir.

Entenda o caso
No dia 4 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.434, que estipula que o piso salarial da categoria no país, que não era estabelecido em âmbito nacional, passe a ser de R$4.750 para o enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

No último dia 4 de setembro, o ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o novo piso salarial nacional da enfermagem. A decisão dá um prazo de 60 dias para os entes públicos e privados da área da saúde esclareçam o impacto financeiro, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

2 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

10 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

11 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

11 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

11 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

11 horas ago

This website uses cookies.