Entidades que representam enfermeiros e enfermeiras realizam, nesta sexta (10), uma paralisação nacional da categoria. A greve acontece em protesto à inércia dos Poderes, em especial do governo federal, em resolver o impasse que envolve o piso salarial da enfermagem.
O movimento é liderado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. A entidade liberou sindicatos e associações locais para resolverem individualmente sobre a adesão ao protesto. Mas, a expectativa é de que diversos estados registrem manifestações ao longo do dia.
O Congresso Nacional avaliou a criação do piso salarial nacional para a categoria, o impasse em torno do benefício se estende desde o ano passado. Na época das discussões iniciais, senadores e deputados já questionavam de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.
Segundo a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.
Apesar de regulamentado por lei, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o piso. O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da resolução, foi de que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…
O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…
Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…
A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…
A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…
O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…
This website uses cookies.