Governador mineiro defendeu que os Estados da região Sul e Sudeste se unam para fazer frente às demandas do Nordeste na Reforma Tributária
Ao comentar estratégias para garantir interesses mineiros na votação da Reforma Tributária, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que os Estados das regiões Sul e Sudeste deveriam fazer uma frente para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas e responder as ações dos estados do Norte e Nordeste. A promessa é que os estados atuem em conjunto para frear prejuízos às unidades federativas no Congresso.
“Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, afirmou Zema.
A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, na qual Zema defendia ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste do Brasil para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.
O exemplo de atuação onde o governador mineirovê a necessidade da frente de defesa do Sul e Sudeste é a reforma tributária, que vai ser analisada no Senado. Para ele, os estados do sudeste sempre vão estar em desvantagem.
O governador, que é opositor do presidente Lula (PT), relatou que o bloco se chama Cosud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
“Temos feito o mesmo trabalho com o senadores de nossos Estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos – que é necessário, mas tem um limite – de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”, disse o governador de Minas.
Em junho, durante encontro do Consórcio, o governador já havia sido alvo de críticas ao dizer que o Sul e Sudeste têm mais potencial, pois, “diferente dos demais estados, têm uma proporção maior de pessoas que trabalham em vez de viver de auxílio emergencial”.
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o…
This website uses cookies.