Política

Em entrevista, Governador de Minas Gerais defende frente parlamentar contra Norte e Nordeste

Ao comentar estratégias para garantir interesses mineiros na votação da Reforma Tributária, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que os Estados das regiões Sul e Sudeste deveriam fazer uma frente para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas e responder as ações dos estados do Norte e Nordeste. A promessa é que os estados atuem em conjunto para frear prejuízos às unidades federativas no Congresso.

“Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, afirmou Zema.

A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, na qual Zema defendia ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste do Brasil para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

O exemplo de atuação onde o governador mineirovê a necessidade da frente de defesa do Sul e Sudeste é a reforma tributária, que vai ser analisada no Senado. Para ele, os estados do sudeste sempre vão estar em desvantagem.

O governador, que é opositor do presidente Lula (PT), relatou que o bloco se chama Cosud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

“Temos feito o mesmo trabalho com o senadores de nossos Estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos – que é necessário, mas tem um limite – de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”, disse o governador de Minas.

Em junho, durante encontro do Consórcio, o governador já havia sido alvo de críticas ao dizer que o Sul e Sudeste têm mais potencial, pois, “diferente dos demais estados, têm uma proporção maior de pessoas que trabalham em vez de viver de auxílio emergencial”.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia Civil de Pernambuco deflagra operação contra suspeita de fraude em concurso público em 5 cidades

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação de repressão…

3 horas ago

Fraudes no INSS: PF prende filho do “Careca do INSS”, número 2 da Previdência, e senador é alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão contra o senador…

4 horas ago

Anvisa retira do mercado suplementos alimentares e medicamentos clandestinos

Em uma ofensiva contra produtos irregulares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (16),…

7 horas ago

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026; veja datas

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (17) o calendário de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional…

8 horas ago

Aluna tem mal súbito durante treino e morre em academia

Uma aluna da academia Smart Fit morreu após sofrer um mal súbito durante o treino no…

8 horas ago

Senado aprova PL da Dosimetria que beneficia Bolsonaro e presos pelo 8/1; texto vai à sanção presidencial

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas para…

8 horas ago

This website uses cookies.