Política

Eleições 2024: Aplicativo Pardal está disponível para receber denúncias eleitorais

O aplicativo Pardal está disponível para receber denúncias de propaganda irregular nas eleições municipais. A ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Google Play ou na App Store).

A principal novidade para este ano é que o app também poderá ser usado para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta disponibiliza formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na internet. Além disso, é necessário que, em todos os casos, o formulário esteja instruído com comprovação mínima, para ser remetido à Justiça Eleitoral.

Pode ou não?

A nova versão do Pardal ainda prevê a instrução do denunciante para que, antes de formalizar sua reclamação, conheça o que é ou não permitido pela legislação para aquela área.

Por exemplo, se a pessoa acessar o aplicativo para denunciar o uso de um alto-falante, ela deverá, primeiramente, verificar as regras sobre o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso desse equipamento na campanha.

Outros tipos de denúncias

Como o Pardal deve ser utilizado somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular, há outros meios para apontar erros diversos de candidatos e partidos.

Dentro do próprio app, por exemplo, há um botão que direcionará os eleitores para Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos.

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

*Com informações do TSE

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

POLICIA FEDERAL: Senador Jaques Wagner e banqueiro são alvos de buscas no caso Master

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga…

2 horas ago

PF encontra diálogos de Hugo Motta pedindo a Vorcaro empréstimo de R$ 22 milhões para cunhada,diz jornal

A Polícia Federal encontrou diálogos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pedindo a Daniel Vorcaro…

4 horas ago

Quem tem direito a ressarcimento do INSS precisa pedir até sexta(20);veja como solicitar

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro…

24 horas ago

Revelado: Divulgado o valor da primeira caneta emagrecedora brasileira nas farmácias

A primeira caneta de semaglutida produzida no Brasil já começou a chegar às farmácias e promete movimentar…

1 dia ago

Câmara aprova garantia de atestado para quem acompanha criança doente

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei 4.913/25, que obriga…

1 dia ago

Clara Brasil se declara ao noivo, 53 anos mais velho e ex-chefão da CBF: ‘Te amo’

A atriz, empresária e apresentadora do programa Miados&Latidos, Clara Brasil, de 32 anos, aproveitou um…

1 dia ago

This website uses cookies.