Política

Dani Portela denuncia cobra gestão Raquel Lyra por descumprimento à Lei de Acesso à Informação

 

A deputada estadual Dani Portela (Psol) protocolou um pacote de 21 indicações onde solicita ao governo do estado informações sobre a não atualização das informações das secretarias de governo no Portal da Transparência. Desde o início da atual gestão, os sites que contém informações sobre funcionamento das secretarias, cargos ocupados e seus respectivos salários não foram atualizados, o que estaria impedindo a sua fiscalização, segundo a parlamentar.

A ação intitulada “Cadê a Transparência?” também identificou grande vacância de cargos (especialmente os de coordenação) nas secretarias de governo. De acordo com a deputada, isso indicaria “uma falta de urgência em dar resposta às questões que afligem Pernambuco e o comprometimento na atuação desses órgãos, com o quantitativo de servidores muito abaixo do previsto no próprio quadro do governo”.

Ainda segundo a denúncia, em vários dos órgãos, não há qualquer informação atualizada no portal www.lai.pe.gov.br. Em alguns deles consta apenas o nome do atual secretário, sem nenhuma indicação do corpo funcional.

Dani Portela lembrou que a pauta de transparência foi um dos compromissos de campanha da governadora Raquel Lyra (PSDB), constando em seu plano de governo. “No entanto, o que temos visto é uma ausência completa de informações. Essa postura nos impede, inclusive, de fazer a devida fiscalização e propor políticas públicas efetivas, que é o nosso papel enquanto legislativo”, afirmou a deputada.

Lei de Acesso à Informação

O acesso à informação é um direito de todos os brasileiros e brasileiras, previsto em diversos dispositivos da Constituição Federal – especificamente, o inciso XXXIII do art. 5º; o inciso II do § 3° do art. 37; e o § 2º do art. 216. Em âmbito estadual, a Lei 14.804 (Lei Estadual de Acesso à Informação), de 29 de outubro de 2012, regula o acesso a informações no âmbito do Poder Executivo de Pernambuco – tendo sido, inclusive, uma norma protocolada por iniciativa do governador à época, por estar no escopo de sua competência.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido nesta quinta-feira (12) novo…

27 minutos ago

Toffoli manda PF enviar dados de celulares apreendidos e periciados no caso Master

O relator do caso do Banco Master que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou, nesta quinta-feira…

18 horas ago

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil Alfamino, da Nestlé, por excesso de selênio e iodo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil…

18 horas ago

Tragédia: Secretário de Prefeitura atira contra os filhos e tira própria vida na sequência

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…

24 horas ago

Consumo de café e chá pode reduzir risco de demência em 20%, aponta estudo

Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…

1 dia ago

Musa desiste do carnaval após complicações por uso de caneta emagrecedora: ‘Nada disso vale a nossa saúde’

A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…

1 dia ago

This website uses cookies.