Brasil

Consumidor poderá fazer compras com crédito via Pix, diz Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou nesta sexta-feira (11) que em breve os consumidores poderão realizar compras na função crédito através do sistema Pix. O Pix, que é uma ferramenta de transferências instantâneas, permitirá realizar transações sem a necessidade do uso do cartão de crédito.

Durante um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná em Curitiba, Campos Neto afirmou: “Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a fazer crédito no Pix, então, em algum momento no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix.”

Além disso, o presidente do Banco Central também mencionou a introdução de um agregador financeiro, um aplicativo que visa reunir produtos e serviços bancários em um único ambiente. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app para cada banco. Você poderá ter apenas um, que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, explicou.

Pela manhã, durante uma palestra a empresários paranaenses, Campos Neto havia destacado a intenção do Banco Central de oferecer mais opções aos consumidores no acesso a compras a crédito. Lançado pelo BC em 2020, o sistema Pix está passando por testes com outras funcionalidades, como transações agendadas e pagamentos recorrentes. Além disso, o Banco Central está avaliando a possibilidade de usar o Pix para transações internacionais.

No mesmo evento, pela manhã, Campos Neto também abordou a possibilidade de eliminar o sistema de rotativo do cartão de crédito, o que gerou algumas controvérsias. Ele esclareceu que a proposta ainda está em estudo e que está buscando um formato mais decisivo após discussões com o Ministério da Fazenda, instituições financeiras e associações de empresários. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também havia mencionado que os juros do cartão de crédito rotativo serão gradualmente reduzidos, porém, permanecerão elevados até que se alcance um “sistema mais saudável” em consenso com os bancos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Cantora de forró é vítima de sequestro com a família após realizar show

A cantora de forró Laninha Show foi vítima de um sequestro na madrugada deste sábado,…

13 horas ago

EUA violou termos de acordo assinado em 2018 com Brasil

O governo brasileiro publicou neste domingo (26) uma nota oficial sobre a situação dos deportados…

14 horas ago

Comissão de arbitragem reconhece toque de mão de Bruno Mezenga e afasta árbitra e assistente por tempo indeterminado

A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (Ceaf/PE) decidiu, neste domingo (26), pelo…

14 horas ago

Em depoimento Mauro Cid diz que Michelle e Eduardo Bolsonaro compunham ala mais radical da trama golpista

Chefe da Ajudância de Ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou no…

16 horas ago

Nikolas e Zambelli convocam manifestação dia 16 de março para pedir o impeachment de Lula

Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP) convocam apoiadores para uma manifestação…

16 horas ago

SUS registra 13,6 milhões de cirurgias eletivas em 2024, o maior número da história

O Ministério da Saúde alcançou o maior número de cirurgias eletivas já registrado na história do Sistema…

19 horas ago

This website uses cookies.