Brasil

Consumidor poderá fazer compras com crédito via Pix, diz Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou nesta sexta-feira (11) que em breve os consumidores poderão realizar compras na função crédito através do sistema Pix. O Pix, que é uma ferramenta de transferências instantâneas, permitirá realizar transações sem a necessidade do uso do cartão de crédito.

Durante um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná em Curitiba, Campos Neto afirmou: “Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a fazer crédito no Pix, então, em algum momento no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix.”

Além disso, o presidente do Banco Central também mencionou a introdução de um agregador financeiro, um aplicativo que visa reunir produtos e serviços bancários em um único ambiente. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app para cada banco. Você poderá ter apenas um, que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, explicou.

Pela manhã, durante uma palestra a empresários paranaenses, Campos Neto havia destacado a intenção do Banco Central de oferecer mais opções aos consumidores no acesso a compras a crédito. Lançado pelo BC em 2020, o sistema Pix está passando por testes com outras funcionalidades, como transações agendadas e pagamentos recorrentes. Além disso, o Banco Central está avaliando a possibilidade de usar o Pix para transações internacionais.

No mesmo evento, pela manhã, Campos Neto também abordou a possibilidade de eliminar o sistema de rotativo do cartão de crédito, o que gerou algumas controvérsias. Ele esclareceu que a proposta ainda está em estudo e que está buscando um formato mais decisivo após discussões com o Ministério da Fazenda, instituições financeiras e associações de empresários. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também havia mencionado que os juros do cartão de crédito rotativo serão gradualmente reduzidos, porém, permanecerão elevados até que se alcance um “sistema mais saudável” em consenso com os bancos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

STF tem maioria para punir caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…

13 horas ago

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

16 horas ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

16 horas ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

21 horas ago

Previdência do Amapá é alvo de operação por aplicar R$ 400 milhões no Banco Master

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6)…

22 horas ago

Nova lei: Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com renovação automática de CNH

Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas…

1 dia ago

This website uses cookies.