Brasil

Confederação Nacional de Municípios apoiam ação contra piso nacional da enfermagem

Municípios apoiam ação contra piso nacional da enfermagem

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é mais uma entidade a apoiar, como amicus curiae, a ação movida pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) contra a Lei nº 14.314/2022, que cria o piso nacional da enfermagem. De acordo com as entidades, a nova legislação seria inconstitucional por não apresentar uma fonte de recursos oficial para cobrir a diferença salarial, especial, na parcela do setor mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Lei nº 14.314/2022 foi sancionada no último dia 4 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), depois de debatida e aprovada no Congresso Nacional. Embora bastante citado durante a tramitação, o problema da origem dos recursos não foi sanada até o momento, sendo uma das opções citadas à época a captura de parte dos impostos oriundos de jogos de azar, caso sejam aprovados.
Assim, no dia 10 de agosto, entidades do setor da saúde entraram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7222 no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a nova legislação. Na ADI, o grupo aponta que pesquisa realizada junto a 85 hospitais privados em cinco regiões do país indica um aumento de custos na ordem de 88,4% com a aplicação dos novos valores correspondentes ao piso da enfermagem.
Movem a ação a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Posteriormente ao ingresso da ação, somaram-se, como amicus curiae, a Associação Nacional dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), e, finalmente, a CNM. De acordo com a entidade, o principal motivo para o movimento de adesão é a necessidade de regulamentação da fonte de recursos, da violação ao princípio da razoabilidade, e que o pagamento dos novos pisos salariais se daria “sobretudo à luz da ofensa ao núcleo essencial do direito fundamental a saúde (art. 196 da CF)”.
Além disso, a CNM destaca o “aumento geral” superior às perdas inflacionárias concedido a menos de três meses das eleições, que seria uma conduta vedada no período. “Como é notório, o caso em tela acabará afetando diretamente a prestação dos serviços de saúde, bem como acarretará consequências orçamentárias, de todos os municípios brasileiros, uma vez que irá estabelecer se o piso nacional estabelecido na Lei nº 14.434 é constitucional”, diz o pedido de adesão ao processo.
União
Notificada na última quarta-feira (17), a Presidência da República tem até hoje para se manifestar na ADI nº 7222, de acordo com informações da Advocacia-Geral da União (AGU), que pretende agir após a consideração do Poder Executivo, bem como do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Compras com cartões de credito e PIX: estados já recebem dados detalhados de pagamentos desde 2018

O governo federal não é o único ente federativo que tem acesso às movimentações financeiras dos contribuintes,…

3 horas ago

Testemunha descreve últimas palavras de delegado pernambucano morto a tiros em São Paulo

Uma testemunha que presenciou o assassinato do delegado da Polícia Civil, Josenildo Belarmino de Moura…

3 horas ago

Governo lança ‘Mais Professores’ e pagará bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com…

13 horas ago

Delegado pernambucano de 32 anos é executado a tiros em plena luz do dia em São Paulo

Um crime ainda cercado de mistério. O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32…

13 horas ago

Governo Lula lança Mais Professores com bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com medidas de incentivos…

16 horas ago

Ex ‘banheira do Gugu’,Luiza Ambiel escolhe fã para gravar conteúdo adulto: “Experiência nova e ousada”

A ex-banheira do Gugu, Luiza Ambiel, de 52 anos, escolheu um fã para gravar vídeos…

21 horas ago

This website uses cookies.