Mundo

Comer após as 22h diminui o gasto de calorias e aumenta risco de obesidade, diz estudo de Harvard

O horário em que você janta pode contribuir para que você ganhe peso e tenha dificuldade em emagrecer. É o que aponta um novo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, que foi publicada nesta semana na revista científica Cell Metabolism, pessoas que comem após as 22 horas têm mais chances de desenvolver obesidade, sentem mais fome no dia seguinte e têm maior dificuldade em emagrecer. O motivo é uma alteração nas vias metabólicas provocada pela alimentação tardia, próxima ao horário de dormir.

O estudo teve a participação de 16 voluntários de 20 a 60 anos com sobrepeso ou obesidade. Metade deles passou a fazer a última refeição do dia às 18 horas, enquanto a outra metade comia pela última vez no dia às 22 horas. Eles receberam a mesma refeição nos respectivos horários e tiveram uma rotina rigorosamente controlada antes e durante a pesquisa.

“Como nosso objetivo era investigar o efeito direto do horário das refeições, sem confundir com outros fatores comportamentais e ambientais, controlamos rigorosamente o horário, a quantidade e o tipo de ingestão de alimentos, atividade física, postura, sono e exposição à luz”, explica o relatório da pesquisa. “Embora este não seja o primeiro estudo a investigar o efeito do horário das refeições tardias no balanço energético do corpo, pode ser o mais bem controlado e abrangente.”

Hormônios

Os participantes registraram o nível de apetite e fome que sentiam ao longo do dia e passaram por exames de sangue, temperatura corporal e gasto energético. Dessa forma, foi possível observar os efeitos do horário das refeições tardias no controle da ingestão e do gasto de energia, além da regulação molecular do metabolismo do tecido adiposo, onde grande parte da nossa gordura corporal é armazenada.

O resultado mostrou que as pessoas que fizeram a última refeição às 22 horas produziram mais hormônios associados à sensação de fome (grelina) e menos hormônios ligados à sensação de saciedade (leptina) no dia seguinte do que aqueles que comeram pela última vez às 18 horas. Além disso, o grupo das 22 horas teve menos queima de calorias e mais amostras de tecido que apontavam aumento de gordura.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

‘Universidades com nota baixa no Enamed não terão FIES’, diz ministro da Educação

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou nesta quarta-feira (4) que universidades avaliadas com notas 1…

5 horas ago

Chacina de Poção: acusados de matar conselheiros tutelares são julgados

Começou nesta quarta (4), na 4ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, no Fórum…

11 horas ago

Proposta indecente? Magnata oferece R$ 16 milhões para funcionária deixar o marido; ex dela busca idenização de US$ 5 milhões após separação

O executivo imobiliário Tamir Poleg, CEO de uma empresa de corretagem imobiliária, é acusado em…

17 horas ago

Anvisa suspende venda de leite condensado e suplementos por irregularidades graves; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o leite condensado da marca La…

18 horas ago

Detran de Pernambuco avalia fim da obrigatoriedade da manobra de baliza para tirar CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, por meio de nota divulgada nesta…

18 horas ago

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (quarta-feira, 04/02)

Quarta-feira, 04 de fevereiro, mantém e aprofunda a energia astrológica que mescla o pensamento inovador e…

19 horas ago

This website uses cookies.