
Em mais uma ação do programa Águas de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (26), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de conclusão da Barragem de Gatos, equipamento que vai beneficiar diversos municípios do Agreste e Mata Sul, sobretudo na prevenção de enchentes.
A retomada é uma parceria do Governo do Estado com o governo federal e recebeu investimento de R$ 45,8 milhões. Mais cedo, a governadora acompanhou o andamento das obras da Barragem Panelas II, no município de Cupira, que está com cerca de 75% dos serviços concluídos.
“A obra da Barragem de Gatos entrou no Novo PAC, e essa parceria com o governo federal possibilitou que pudéssemos tirar esse sonho do papel, fazê-lo se tornar realidade. São mais de R$ 40 milhões de investimento apenas nesse projeto, e em 12 meses poderemos fazer uma entrega que vai proteger as cidades da Zona da Mata Sul. A nossa alegria é poder garantir proteção para quem precisa, pois chuva precisa ser benção, e não angústia para quem vive às margens dos rios”, disse a governadora Raquel Lyra.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu em Belém de Maria, na Mata Sul, e contou com a presença de várias lideranças políticas da região. Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira também participou do evento, representando o ministro Waldez Góes.
“O Novo PAC do presidente Lula e o Águas de Pernambuco estão andando de mãos dadas para proporcionar o que há de melhor para toda a população. Atualmente estamos tocando obras voltadas à segurança hídrica no Estado, como no caso daqui da Mata Sul, e muitas outras, como de estabilização de vazão, por exemplo”, afirmou.