Brasil

Colgate decide parar de fabricar ‘Clean Mint’ após alergias e lesões bucais

Entre os eventos relatados pelos usuários estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival e edema labial

Em | Da Redação

Atualizado em

Colgate decide parar de fabricar ‘Clean Mint’ após alergias e  lesões bucais
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

A Colgate-Palmolive anunciou por meio de seu site oficial a descontinuidade do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. Segundo a empresa, a decisão ocorreu depois da investigação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apura os níveis de aromatizante do produto.

Em março, a agência havia suspendido a venda do produto por 90 dias diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto.

A nova versão, lançada em 2024, contém o fluoreto de estanho, diferentemente da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio. A substância é conhecida por sua alta capacidade antibacteriana.

A Colgate afirma que o produto “não apresenta problemas de qualidade” e, em março, disse que todos os produtos e componentes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo” e que “nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, além de “testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.

A empresa afirma que “caso você perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista”.

 

 

Deixe sua opinião