Brasil

Caixa anuncia volta de financiamento de até 80% do valor de imóveis

Em | Da Redação

Atualizado em

Caixa anuncia volta de financiamento de até 80% do valor de imóveis
Programa Minha Casa Minha Vida quer ampliar acesso | Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, anunciou que o banco vai voltar a financiar 80% do valor dos imóveis residenciais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, durante lançamento do novo modelo de crédito imobiliário.

Desde novembro de 2024, o limite para financiamento da Caixa era de 70% do valor dos imóveis. Agora, segundo Fernandes, as mudanças anunciadas no crédito imobiliário e também as alterações nas regras de saques do FGTS, definidas na segunda-feira, possibilitarão voltar para a faixa maior de financiamento.

O novo limite valerá para compra de imóveis novos e usados financiados na modalidade Sistema de Amortização Constante (SAC), em que as parcelas são decrescentes: paga-se mais no início e, ao longo dos anos, as parcelas do financiamento vão diminuindo.

Para o modelo de financiamento Price, que tem parcelas fixas do início ao fim do contrato, o limite será mantido em 70% do valor do imóvel, explicou a vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, também presente no evento.

Nesta sexta, foi lançado o novo modelo de crédito do Sistema Financeiro de Habitação, que usa dinheiro da poupança e do FGTS para financiar a compra de casas e apartamentos. Com isso, ficará ampliado o limite para financiamento de imóveis para até R$ 2,25 milhões, usando recursos da poupança, com um limite da taxa de juros de 12% ao ano. Hoje, o teto é de R$ 1,5 milhão, que estava congelado desde 2018

Deixe sua opinião