Brasil

Brasil tem mais de 4.600 tentativas de golpe financeiro por hora, afirma pesquisa

O número de pessoas alvos de tentativas de golpes financeiros no Brasil chegou a mais de 4.600 a cada hora. As ações criminosas acontecem por meio de aplicativos de mensagem ou ligações telefônicas. Durante o mesmo período, cerca de 2.500 pessoas pagaram por produtos na internet que não foram entregues, de acordo com pesquisa da Datafolha e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Junto a isso, outras 1.680 vítimas têm o celular furtado ou roubado no país. A pesquisa envolveu 2.508 entrevistados em todas as regiões do país, de 11 a 17 de junho. O cálculo considerou a proporção de pessoas que relatam serem vítimas de crimes contra o patrimônio, em cerca de 12 meses, e o tamanho total da população.

“Um quarto da população com 16 anos ou mais no Brasil já tem convivido com esse fenômeno de tentativas de golpes, ou seja, a população hoje vive num ambiente bastante perigoso“, relatou o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, em entrevista à Folha de S. Paulo.

O Datafolha indica ainda que outros tipos de crime menos frequente, como o golpe da maquininha de cartão adulterada, por exemplo, vitimou 2,6% dos entrevistados.

Todas as tentativas de golpe virtual, especialmente via aplicativo de mensagem e ligação telefônica, atingem mais vítimas entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

5 minutos ago

Pesquisa Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir ao danificar tornozeleira; 33% culpam surto

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste domingo (7), apontou que para 54% dos brasileiros, o…

11 minutos ago

Mudanças na carteira CNH sem autoescola: novas regras começam a valer nesta semana

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira…

19 minutos ago

Saiba o que vai mudar nas regras de aposentadoria do INSS a partir de janeiro de 2026

A virada de ano sempre traz mudanças na concessão de aposentadorias, desde que a Reforma…

29 minutos ago

Irmão de Chitãozinho e Xororó morre em acidente de carro

Morreu neste domingo, 7, em um acidente de carro em São Paulo, o cantor Mauri…

33 minutos ago

Deputados Bolsonarista tenta restaurar obrigatoriedade das autoescolas para tirar CNH

Em meio a um cenário de mudanças profundas nas regras de formação de condutores no…

36 minutos ago

This website uses cookies.