Brasil atinge 70% da meta anual de turistas estrangeiros em 5 meses de 2025
Dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, apontam que de janeiro a maio de 2025, o Brasil recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta estipulada para o ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas ao país até dezembro.
Os dados apontam uma concentração significativa de visitantes vindos de mercados estratégicos da América do Sul. Juntos, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai somaram 3,1 milhões de turistas, evidenciando a força da integração regional no cenário do turismo brasileiro. Somente em maio, foram 461.341 entradas de estrangeiros no país.
O desempenho reforça a estratégia do “Plano Brasis” – Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, que tem como objetivo consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no exterior. A estratégia, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o país está colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Turismo e Embratur.
Declaração
“O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, disse.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os resultados são históricos e reafirma que o momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo.
“Em 2023, a chegada de turistas internacionais cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, afirmou.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames…
O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…
Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
This website uses cookies.