
Dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, apontam que de janeiro a maio de 2025, o Brasil recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta estipulada para o ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas ao país até dezembro.
Origem
Os dados apontam uma concentração significativa de visitantes vindos de mercados estratégicos da América do Sul. Juntos, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai somaram 3,1 milhões de turistas, evidenciando a força da integração regional no cenário do turismo brasileiro. Somente em maio, foram 461.341 entradas de estrangeiros no país.
Plano
O desempenho reforça a estratégia do “Plano Brasis” – Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, que tem como objetivo consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no exterior. A estratégia, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.
Resultados
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o país está colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Turismo e Embratur.
Declaração
“O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, disse.
Embratur
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os resultados são históricos e reafirma que o momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo.
“Em 2023, a chegada de turistas internacionais cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, afirmou.