
O segundo grupo de deportados dos Estados Unidos do governo Donaud Trump desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza pouco depois das 16 horas desta sexta-feira (7). O voo partiu do Aeroporto Internacional Rafael Hernández, em Aguadilla, Porto Rico, com mais de 100 brasileiros a bordo.
Fortaleza foi escolhida para a chegada dos deportados ao País para evitar o uso prolongado de algemas pelos passageiros em território nacional.
Como 80% dos deportados são mineiros, o plano inicial do Governo Federal era de que o avião aterrissasse em Belo Horizonte, Minas Gerais, assim como ocorreu no primeiro voo, no último 24 de janeiro, que teve 88 pessoas deportadas.

Os brasileiros serão acolhidos inicialmente pela Polícia Federal, que fará a conferência da lista com os nomes e o controle migratório. Depois, eles receberão assistência do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), por meio da Operação Acolhida.
A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), também deve apoiar a operação.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está de prontidão para o deslocamento de Fortaleza a Belo Horizonte. No entanto, não se sabe ainda como o restante do grupo será levado aos seus estados de origem.