Projeções mostram que a diferença cairá de 6,6 anos para 4,4 anos. População idosa representará mais de um terço dos brasileiros em 2070
A diferença de expectativa de vida entre mulheres e homens no Brasil – que já foi de 7,8 anos em 2000 – deve cair para a 4,4 anos em 2070. Os dados constam da versão mais recente do documento “Projeções de População”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elaborado com base no Censo de 2022.
A pesquisa registrou que, em 2023, a expectativa de vida média para homens era de 73,1 anos; para as mulheres, 79,7 e em 2070, a entidade projeta aumento da expectativa média para ambos os sexos: 81,7 para homens e 86,1 para mulheres.
POR QUE AS MULHERES VIVEM MAIS DO QUE HOMENS?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa diferença na expectativa de vida entre os dois sexos não é exclusividade do Brasil. Em 2023, a média das expectativas de vida ao nascer da população mundial era de 75, 8 anos para mulheres e de 70,5 anos para homens
– fatores biológicos (como a resistência ou suscetibilidade a determinadas doenças);
– a procura por médicos para a realização de exames preventivos;
– e até comportamento social – na Rússia, por exemplo, o alcoolismo é um dos maiores causadores de óbitos no país, sendo os homens as maiores – vítimas da doença.
AS TAXAS NO BRASIL
O Brasil também apresenta um impacto significativo. Fatores como as altas taxas de homicídios e os acidentes de trabalho, contribuem para os números.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2023, 91,4% das mortes violentas vitimaram homens – as mulheres representaram 8,6% do total.
“Esses fatores ampliam a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. A previsão é que, no futuro, as políticas públicas sejam mais eficientes e reduzam ainda mais essa diferença”, diz o demógrafo José Eustáquio Diniz Alvez, ao g1.
Informações atualizadas pelo g1.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga…
A Polícia Federal encontrou diálogos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pedindo a Daniel Vorcaro…
Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro…
A primeira caneta de semaglutida produzida no Brasil já começou a chegar às farmácias e promete movimentar…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei 4.913/25, que obriga…
A atriz, empresária e apresentadora do programa Miados&Latidos, Clara Brasil, de 32 anos, aproveitou um…
This website uses cookies.