Brasil

Até 2070, mulheres continuarão vivendo mais que os homens, aponta IBGE

A diferença de expectativa de vida entre mulheres e homens no Brasil – que já foi de 7,8 anos em 2000 – deve cair para a 4,4 anos em 2070. Os dados constam da versão mais recente do documento “Projeções de População”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elaborado com base no Censo de 2022.

A pesquisa registrou que, em 2023, a expectativa de vida média para homens era de 73,1 anos; para as mulheres, 79,7 e em 2070, a entidade projeta aumento da expectativa média para ambos os sexos: 81,7 para homens e 86,1 para mulheres.

POR QUE AS MULHERES VIVEM MAIS DO QUE HOMENS?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa diferença na expectativa de vida entre os dois sexos não é exclusividade do Brasil. Em 2023, a média das expectativas de vida ao nascer da população mundial era de 75, 8 anos para mulheres e de 70,5 anos para homens

– fatores biológicos (como a resistência ou suscetibilidade a determinadas doenças);

– a procura por médicos para a realização de exames preventivos;

– e até comportamento social – na Rússia, por exemplo, o alcoolismo é um dos maiores causadores de óbitos no país, sendo os homens as maiores – vítimas da doença.

AS TAXAS NO BRASIL
O Brasil também apresenta um impacto significativo. Fatores como as altas taxas de homicídios e os acidentes de trabalho, contribuem para os números.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2023, 91,4% das mortes violentas vitimaram homens – as mulheres representaram 8,6% do total.

“Esses fatores ampliam a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. A previsão é que, no futuro, as políticas públicas sejam mais eficientes e reduzam ainda mais essa diferença”, diz o demógrafo José Eustáquio Diniz Alvez, ao g1.

Informações atualizadas pelo g1.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

POLICIA FEDERAL: Senador Jaques Wagner e banqueiro são alvos de buscas no caso Master

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga…

3 horas ago

PF encontra diálogos de Hugo Motta pedindo a Vorcaro empréstimo de R$ 22 milhões para cunhada,diz jornal

A Polícia Federal encontrou diálogos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pedindo a Daniel Vorcaro…

5 horas ago

Quem tem direito a ressarcimento do INSS precisa pedir até sexta(20);veja como solicitar

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro…

1 dia ago

Revelado: Divulgado o valor da primeira caneta emagrecedora brasileira nas farmácias

A primeira caneta de semaglutida produzida no Brasil já começou a chegar às farmácias e promete movimentar…

1 dia ago

Câmara aprova garantia de atestado para quem acompanha criança doente

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei 4.913/25, que obriga…

1 dia ago

Clara Brasil se declara ao noivo, 53 anos mais velho e ex-chefão da CBF: ‘Te amo’

A atriz, empresária e apresentadora do programa Miados&Latidos, Clara Brasil, de 32 anos, aproveitou um…

1 dia ago

This website uses cookies.