
O papa Leão XIV já esteve no Brasil e visitou Minas Gerais, Paraná e São Paulo, passando pelo país pelo menos quatro vezes enquanto era padre-geral dos agostinianos. “Ele [Prevost] tem um carinho, um amor muito grande pelo Brasil”, afirmou dom Ricardo Hoepers, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em entrevista coletiva após o anúncio da eleição do novo papa nesta quinta-feira (8).
Em julho de 2013, Robert Prevost esteve no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Em 2008, viajou para Campinas (SP), onde também participou de uma missa. Em 2004, também há registro do novo papa em uma missa na cidade de Rolândia, no Paraná.
O prior da província agostiniana no Brasil, frei Maurício Rocha, disse que o pontífice novo entende português, embora não seja fluente. Em entrevista ao UOL, o frade agostiniano contou que o novo papa viajou o mundo todo, fala diversas línguas e esteve no Brasil em várias ocasiões.
“A gente se comunicava em espanhol, mas ele fala um pouco de português. É um homem com espírito latino porque morou muito tempo no Peru. Ele também é um homem que conhece o mundo porque nessas visitas esteve em todas as nossas comunidades agostinianas no mundo, por isso, conhece profundamente as diversas realidades de igreja”, disse o frei Maurício.
O designer gráfico Fábio Vidoti postou nesta quinta-feira (8) fotos que ele fez durante uma missa celebrada pelo então padre Robert Prevost na Igreja São Carlos Borromeu, no Belenzinho, em São Paulo (SP). “Tive a honra de fotografar o novo Papa Leão XIV em 3 de dezembro de 2012, na Paróquia São Carlos Borromeu”, escreveu Vidoti, no registro do momento com o atual pontífice.

Na época, Robert Francis Prevost fazia parte do Governo Geral da Ordem agostiniana e visitou comunidades brasileiras em 2002.