Brasil

Aluno de medicina é preso pela PF por fraudar Enem e fazer prova no lugar de candidatos

Aluno de medicina é preso pela PF por fraudar Enem e fazer prova no lugar de candidatos

Em | Da Redação

Atualizado em

Aluno de medicina é preso pela PF por fraudar Enem e fazer prova no lugar de candidatos
Legenda: André é aluno da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e teria conseguido outras duas aprovações para candidatos ao Enem, também para a mesma instituição, por meio de fraude

Um estudante de medicina foi preso nessa sexta-feira (29), suspeito de fraudar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Belém, no Pará. André Rodrigues Ataíde, de 23 anos, teria feito o exame no lugar de pelo menos duas pessoas.

André foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) na casa de parentes na capital paraense, por volta das 14h30. Ele deve responder por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato com causa de aumento de pena, por ser praticado contra autarquia. A informação é do g1.

A prisão faz parte da operação Passe Livre, deflagrada em fevereiro deste ano em Marabá. A ação da PF visava combater fraudes ao Enem. André e as duas pessoas para quem ele fez a prova eram alvos da investigação, sendo ele o principal foco da PF.

As provas foram feitas por ele em 2022, para um parente, e em 2023, para um amigo de longa data. Ele falsificou a assinatura durante a prova e, em ambos os casos, ele conseguiu a aprovação em medicina.

André era aluno da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no campus Marabá. Ele e os outros dois alunos foram suspensos.

André foi encaminhado ao Sistema Penal. A defesa dele recorrerá da prisão e alega que a medida é “extremamente gravosa e desproporcional, haja vista que o estudante André tem contribuído com a polícia desde o início das investigações”.

A PF alega que André teria tentado fugir de Marabá para Belém ao notar que seria preso a qualquer momento. A defesa nega a tentativa de fuga e, segundo o advogado Diego Adriano Freires, ele saiu da cidade para fazer tratamento médico.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads