Política

A partir de 2024, eleitores terão transporte gratuito nas eleições

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (18), que prefeitos e governadores devem oferecer transporte público gratuito em dia de eleição. A mudança começa a valer nas eleições de 2024.

Os ministros determinaram que o Congresso edite uma lei para regulamentar a gratuidade. Enquanto a legislação não for aprovada, valem as regras estabelecidas pelo STF.

O tribunal definiu que o transporte urbano, municipal e intermunicipal, deve ser oferecido nos dias de votação em frequência compatível com dias úteis.

A decisão foi tomada em uma ação movida pela Rede Sustentabilidade. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, é o relator e defendeu que o passe livre ajuda a promover a participação.

– A democracia é um projeto de autogoverno coletivo que deve integrar todas as pessoas e é muito importante integrá-las, porque quem se sente excluído também não se sente comprometido em preservar a democracia e vira presa fácil dos projetos autoritários e demagógicos – argumentou.

Barroso defendeu ainda que a gratuidade do transporte é importante para incluir eleitores de baixa renda.

– A ausência de gratuidade produz uma grande exclusão eleitoral no Brasil – afirmou.

– Sem esta possibilidade muitas pessoas deixam de votar pelo custo de comparecer às seções eleitorais.

A Justiça Eleitoral vai fiscalizar os planos de transporte apresentados pelos prefeitos e governadores para evitar que redutos eleitorais sejam privilegiados.

O passe livre começou a ser implementado no segundo turno das eleições de 2022, por uma decisão provisória de Barroso. Foi a primeira eleição em que a abstenção no segundo turno foi menor do que no primeiro.

*AE

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Após suspensão de produtos, Ypê apresenta à Anvisa plano com 239 ações para corrigir falhas em fábrica

Representantes da empresa Química Amparo LTDA, responsável pela marca Ypê, apresentaram à Agência Nacional de…

1 hora ago

Lula anuncia fim da ‘taxa das blusinhas’;compras internacionais de até US$ 50 não pagarão imposto federal

O governo federal anunciou o fim da chamada taxa das blusinhas. O termo é utilizado para se…

2 horas ago

Senado aprova MP que prevê renovação automática da CNH de bons condutores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) a medida provisória que prevê a renovação automática da Carteira…

14 horas ago

Nem jantar, nem cinema: homens estão marcando primeiro encontro na academia;“fitsexuais” tendência que mistura sexo e treino

A influenciadora fitness Karol Rosalin, de 26 anos, apontou uma mudança na forma como as…

21 horas ago

Ypê diz que áreas de fábrica mostradas pela Anvisa passam por ‘plano robusto de melhorias’

Depois de terem sido vazadas as imagens da inspeção sanitária feita na fábrica de Amparo,…

1 dia ago

Projeto quer permitir que hóspedes escolham horário do check-in em hotéis.”

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 1.639/2025, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que…

1 dia ago

This website uses cookies.