Brasil

Fraude no INSS: 473 mil pessoas informaram não reconhecer descontos nesta quarta; 41 entidades contestadas

A maioria dos requerentes (98,6%) — 473.940 pessoas — afirmou não reconhecer vínculo com as associações responsáveis pelos descontos.

Em | Da Redação

Atualizado em

Fraude no INSS: 473 mil pessoas informaram não reconhecer descontos nesta quarta; 41 entidades contestadas
Fachada do prédio da Previdência Social em Brasília – Antonio Molina – 4.jan.22Folhapress

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu, nesta quarta-feira (14), 480.660 pedidos de ressarcimento de beneficiários que tiveram descontos indevidos. Ao todo, 473.940 pessoas informaram não reconhecer o vínculo com 41 organizações associativas. Agora, essas organizações têm 15 dias para comprovarem o vínculo.

Gilberto Waller, presidente do INSS, informou que, caso esse desconto não seja justificado, as instituições associativas terão que efetuar o pagamento para ressarcir os descontos. Waller lembrou ainda que esse pagamento deve ser feito ao INSS, este que será responsável pela devolução dos valores aos beneficiários.

“O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício. Não informe nada a ninguém, não abra link algum e não dê informação”, contou o presidente do INSS para a Globo.

Na terça-feira (13), o instituto já havia notificado os mais de nove milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos. Já nesta quarta, os beneficiários foram autorizados analisar e a contestar os descontos, assim identificando os aposentados e pensionistas que foram vítimas.

 

Deixe sua opinião